Whatsapp

Palhas de aço e ferrugem

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

As palhas de aço são comercializadas em embalagens plásticas vedadas a vácuo. É justamente por isso que quando abrimos estas embalagens, notamos que a palha de aço não está enferrujada, por quê?

Através deste procedimento será possível demonstrar na prática como ocorre o enferrujamento das esponjas de aço:

Material:

- 2 esponjas de aço;
- Água.

Procedimento: molhe uma das duas esponjas com água e deixe as duas em exposição ao ar livre.

Conclusão: após alguns dias note a formação de ferrugem nas duas esponjas. Repare também que na palha de aço molhada a formação de ferrugem é mais intensa.

Observações:

- A ferrugem é produto da interação do ferro presente na esponja com outras duas substâncias: a água e o Oxigênio. E é justamente por isso,  que a palha de aço não enferruja dentro das embalagens: ausência de água e ar;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Agora imagine: se deixarmos uma palha de aço seca numa cidade litorânea e outra em Brasília, qual delas vai enferrujar primeiro? No litoral existe uma maior umidade relativa do ar já em Brasíla o tempo é mais seco, sendo assim, a palha de aço da cidade litorânea vai enferrujar mais depressa.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Maresia e oxirredução

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Por meio desta atividade experimental, em que há uma comparação da corrosão do ferro, os alunos visualizarão processos de oxirredução.
Aula experimental fácil, com materiais simples, sobre determinação da porcentagem em volume do gás oxigênio presente no ar.
Existem vários tipos de pilhas que você pode construir em casa ou na escola para observar a transferência de elétrons. Nesse texto, você entenderá como isso pode ser feito.
Construa com seus alunos uma pilha semelhante à pilha de Daniell que pode ajudar a consolidar os conceitos estudados em eletroquímica.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola