Topo
pesquisar

Passar de ano ou aprender

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O professor dever ensinar seus alunos para que sejam apenas aprovados de qualquer maneira, de uma série para outra, ou para que eles aprendam o conteúdo e saibam qual a aplicação do que aprenderam? Esse é um ponto muito delicado e de grande importância, tendo em vista que a aprendizagem começa desde pequeno.

O entusiasmo do professor dentro de sala de aula é um fator muito importante, uma vez que a alegria dele pode contagiar toda a turma, tornando a aula mais alegre e dinâmica. A função do professor é formar cidadãos capazes de entender o mundo que os cerca, e aos alunos cabe a função de entender e compreender tudo que lhe é passado. Mas será que eles estão interessados nos assuntos abordados em classe? Até que ponto o professor tem a certeza de que seus alunos compreenderam o que ele lhes ensinou? O interesse dos alunos pela aula está intimamente ligado às formas de ensino que o professor utiliza para transmitir os conhecimentos. Até hoje não existe nada que comprove que os professores têm certeza do que realmente os alunos aprenderam. O que ele pode fazer é verificar, através de provas ou exercícios avaliativos, o conteúdo assimilado naquele determinado instante, mas nunca saber se os alunos aprenderam todo o conteúdo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor deve lecionar com o desejo de fazer com que os alunos aprendam e compreendam o mundo ao seu redor, e a aprovação dos mesmos de uma série para outra vem em conseqüência desse trabalho e da dedicação dos alunos.

Se a questão estiver centrada no passar de ano ou vestibular, o ensino estará voltado menos ao cotidiano e cada vez mais em teorias e listas de exercícios, dessa forma têm-se alunos mais preparados para as provas, tanto escolares quanto as de vestibular. Mas vale lembrar que os vestibulares estão em processo de modificação, abordando em suas provas questões que envolvem o cotidiano do aluno, de forma a verificar se ele tem capacidades para inserir os conteúdos aprendidos em classe no cotidiano e entender o mundo que vive. Por mais que os conteúdos sejam corridos e às vezes chato, o professor deve unir teoria com a prática do dia-a-dia, seja fazendo experimentos ou realizando trabalho de campo.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola