Qual o aluno que não se preocupa com o peso? Os jovens estão constantemente em frente ao espelho analisando os quilos que precisam perder, a massa que precisam ganhar. A preocupação com a boa alimentação está à volta deles: a mãe briga para que eles comam mais e o pai porque deixaram comida no prato!
Além disso, a fase da adolescência é a que sofre mais influência, pois os gostos ainda estão sendo definidos e também é a mais perigosa, justamente pelo mesmo motivo. Pois muitas vezes, os jovens acabam escutando o colega, a televisão, a mídia e acreditam em praticamente tudo que eles falam.
É interessante que o professor trabalhe esse tema em sala de aula através de textos interessantes que falam sobre o assunto. Há muitas vertentes relacionadas à alimentação: obesidade, mortalidade infantil ocasionada pela desnutrição, a obesidade, a fome mundial, alergias alimentícias, pirâmide alimentar e sua importância, o uso de agrotóxico, os benefícios de cada alimento, etc.
Logo, como há muitas abordagens que podem ser feitas, o educador pode sugerir um trabalho de pesquisa para a turma sobre alimentação, que deverá ser apresentado. O uso de recursos tecnológicos deve ser exigido nesta etapa, bem como confecção de faixas ou cartazes com imagens e letras grandes, a fim de que sejam posteriormente espalhados pela escola.
Ao final da apresentação, o grupo deverá entregar um resumo da pesquisa para o professor. O fato de entregarem o resumo fará com que os alunos elaborem um texto conciso, mas com todas as informações expostas de maneira clara e objetiva.
O educador deve lembrar aos alunos da capa do trabalho escrito!
Esse assunto envolverá os alunos, pois é de interesse deles, afinal, tem total concordância com a fase que eles estão passando!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)