Topo
pesquisar

Trabalho escolar

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


        Etapas de um projeto: ensinando a pesquisar!

Temos que admitir, é muito fácil propor uma pesquisa escolar ‘X’ ao aluno e dizer: na próxima aula tragam este trabalho que vai valer 1,0 ponto!

E de 1 em 1, até aquele aluno que simplesmente copia da internet ganha 10!

“Ah, mais aí vai da consciência de cada um!”, alguns dizem. Não deixa de estar certo, mas vamos com calma, não podemos culpar inteiramente os alunos, pois não explicamos anteriormente como era para ser feito o tal trabalho.

A pesquisa é muito importante, já que é desta maneira que absorvemos nosso conhecimento e começamos a entender nossa forma de raciocínio. Portanto, antes de passar um trabalho escrito ou um seminário, é de fundamental importância que o professor solicite primeiro e explique o projeto. Este último é a base de todo o processo e compreende:

Título – aqui o aluno irá decidir o nome da pesquisa, que poderá ser modificado à medida que novas abordagens podem vir a ser realizadas. O título deve ser vinculado à idéia principal abordada na pesquisa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivo – neste momento, deve ser definida a finalidade do trabalho, a meta principal a ser alcançada em torno do tema escolhido. O grupo deve se perguntar qual a contribuição desta pesquisa para quem a lê. Pode ser dividido entre objetivo geral e objetivos específicos.

Justificativa – chegou a hora de defender o assunto escolhido com argumentos sobre a relevância, a importância do mesmo.

Metodologia – trata-se da forma com que o grupo irá obter as informações: através de leituras, vídeos, fichamento dos dados, etc.

Cronograma – é o tempo necessário para finalização do projeto.

Orçamento – o total de custos com base nos recursos gastos.

Bibliografia – apontamento das referências bibliográficas que serão utilizadas.

Produto final - o modo como a pesquisa será apresentada: trabalho escrito e vídeo, trabalho escrito e seminário, trabalho escrito e slides, etc.

Após a apresentação do projeto, o processo de pesquisa deverá ser acompanhado pelo educador até sua finalização, ou seja, a apresentação!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola