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Localização geográfica do Brasil no mundo.
Plano de aula de Geografia
Nível de ensino: ensino fundamental.
Série: 6°ano.
Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Objetivos a serem alcançados:
- Identificar a localização geográfica do Brasil no mapa mundi.
- Conhecer as dimensões do Brasil quanto ao tamanho do território, além das extremidades no sentido leste-oeste e norte-sul.
- Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui.
- Analisar as principais formas de regionalização do território brasileiro e seus aspectos (naturais, econômicos, populacionais, climáticos etc.).
Conteúdo a ser ministrado:
- A localização de um país no espaço geográfico mundial.
- A posição geográfica planetária do Brasil.
- A dimensão territorial do Brasil.
- Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso.
- Divisão regional.
- Regiões brasileiras.
- Os complexos regionais.
- Complexo regional da Amazônia.
- Complexo regional do Nordeste.
- Complexo regional do Centro-Sul.
Metodologia: observação de mapas das regiões brasileiras durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe. Análise de dados obtidos a partir de pesquisas sobre os aspectos particulares das regiões como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, economia, entre outros. Aula expositiva sobre o tema (cultura, culinária, economia etc.).
Recursos didáticos a serem utilizados: quadro, giz, internet para pesquisar no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informações oficiais sobre as regiões brasileiras, com destaque para as questões sociais, tais como desemprego, renda, violência, qualidade de vida e muitos outros.
Método de fixação: exercícios de fixação, leitura compartilhada dos textos do livro didático.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola