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Plano de aula sobre a agricultura no Brasil

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A agricultura é responsável pela produção de alimentos.

Plano de aula de Geografia

Nível de ensino: Ensino Médio.

Série: 2°ano.

Tempo previsto para ministrar o conteúdo: uma aula de cinqüentas minutos.

Tema da aula: A agropecuária no Brasil



Objetivos a serem alcançados:

- Conceituar que a agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversos objetos.

- Diferenciar os sistemas agropecuários que são: agricultura extensiva, agricultura intensiva e agricultura itinerante.

- Destacar as características particulares da agricultura extensiva, agricultura intensiva e agricultura itinerante e as relações de trabalho que vigoram no Brasil como: posseiros, parceiros, pequenos proprietários, arrendatários, assalariados permanentes, assalariados temporários e trabalhadores não-remunerados.

- Analisar as diversas formas de exploração dos solos brasileiros, tendo em vista que muitos produtores rurais insistem em cultivar em áreas de declives e realizar queimadas que enfraquecem os solos.

- Definir quais os fatores determinantes para a geração de conflitos no campo, tais como: concentração fundiária, falta de vontade política, as ações dos movimentos pela posse da terra, a burocracia, a corrupção, entre muitos outros fatores.

Conteúdos a serem ministrados:

- O que é agropecuária?
- Os sistemas agropecuários.
- Sistema extensivo / predomínio do fator terra.

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- Sistema intensivo / predomínio do fator trabalho.
- Sistema intensivo / predomínio do fator capital.
- A agricultura no Brasil.
- A pecuária no Brasil.
- O uso dos solos brasileiros.
- A estrutura fundiária no Brasil.
- A reforma agrária no Brasil.
- As relações de trabalho no campo.
- Os sem-terra.
- O aproveitamento do espaço agrícola no Brasil.
- Principais áreas e produções agrícolas no Brasil.

Metodologia: Aula expositiva, destacando principalmente a importância que o setor agropecuário desempenha na economia do país e as relações de trabalho e luta pela posse da terra. Participação dos alunos por meio de debates promovidos com a orientação do professor, com o fim de se criar uma interação durante a aula.

Recursos didáticos: Quadro, giz, data show (exposição de slides ricos em figuras de plantações, criação de gado, trabalhadores do campo, entre outras; para assim, aproximar o aluno da realidade estudada a partir da visualização, e assim incentivar e motivar o mesmo).

Métodos de fixação e avaliação do conhecimento: Exercícios de fixação com questões discursivas e objetivas sobre a agropecuária no Brasil. Esse tema possibilita a elaboração de uma feira a partir de produtos cultivados no Estado ou município do aluno.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

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