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Plano de aula sobre conjuntos numéricos

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Nem sempre seguimos à risca o que colocamos em um plano de aula, mas a ação de planejar uma aula é necessária, pois é uma forma de organizar as idéias para facilitar a contextualização do conteúdo. Dessa forma, o plano de aula deve ser encarado pelo professor não como mais um trabalho e sim como uma ferramenta que auxilia nas suas aulas.

A seguir, veja um exemplo de plano de aula elaborado de forma simplificada sobre os conjuntos numéricos (naturais aos reais), voltado para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - segunda fase, que não deve ser levado como regra, ou seja, pode sofrer variações dependendo da realidade dos alunos e do livro didático adotado pela escola.

Tema: Ampliações dos conjuntos numéricos (naturais aos reais).

Conteúdo:
• Números naturais
• Conjunto dos números naturais.
• Números inteiros.
• Conjunto dos números inteiros.
• Números racionais relativos.
• Conjunto dos números racionais relativos.
• Números irracionais.
• Conjunto dos irracionais.
• Números reais.
• Conjunto dos números reais.

Duração: oito aulas.

Objetivos gerais: Operações fundamentais com números naturais.

Conteúdo:
• Adição
• Subtração
• Comparação entre as operações de adição e subtração
• Multiplicação
• Divisão
• Expressões numéricas
• Situações problemas

Duração: três semanas e meia

Objetivos gerais: Identificar todos os conjuntos numéricos e seus elementos.

Objetivos específicos:
Que os alunos sejam capazes de:
• Reconhecer que os conjuntos numéricos iniciam-se com os naturais.
• Que a cada novo conjunto irá existir uma nova regra que deve ser aplicada nas operações dos novos conjuntos.
• Localizar na reta numerada os elementos (números) que pertencem a cada conjunto.
• Que os números racionais possuem parte decimal finita, com exceção das dízimas periódicas.
• Compreender a relação de intercessão dos conjuntos R, Q, Z e N.


Metodologia: Aula expositiva, utilização de livros paradidáticos, laboratório de informática, jogos matemáticos.

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Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola