PUBLICIDADE
PLANO DE AULA
Nível de Ensino: Ensino Fundamental 2ª Fase.
Série: 7º Ano.
Tempo Previsto: 10 aulas.
Tema da Aula: Sistema de equação do 1º grau.
Objetivos específicos
Espera-se que o aluno seja capaz de:
• Compreender que uma só equação com duas variáveis tem infinitas soluções.
• Entender que duas equações com duas variáveis irão possuir apenas uma única solução comum (x, y).
• Identificar a formação de pares ordenados como solução de sistema de equações.
• Resolver sistemas de equações usando os métodos de substituição, adição e comparação.
• Representar sistemas de equações graficamente através dos pares ordenados.
• Interpretar o plano cartesiano e traçar o gráfico de uma equação do tipo ax + by = c nesse plano.
• Efetuar a resolução gráfica de um sistema de equações com duas incógnitas.
Conteúdo a ser aplicado:
• Sistema de equações.
• Resolução de sistemas pelo processo da substituição.
• Resolução de sistemas pelo processo da adição.
• Resolução de sistema pelo processo da comparação.
• Resolução de um sistema de duas equações e duas incógnitas.
• Plano cartesiano.
• Gráfico de uma equação do 1º grau.
• Resolução gráfica de um sistema.
Metodologia: Aulas expositivas e listas de exercícios.
Didática: Quadro, giz, livros didáticos e caderno.
Avaliação: A resolução das listas de exercícios poderá ser feita em dupla, dessa forma os alunos poderão discutir as resoluções.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental 2ª Fase.
Série: 7º Ano.
Tempo Previsto: 10 aulas.
Tema da Aula: Sistema de equação do 1º grau.
Objetivos específicos
Espera-se que o aluno seja capaz de:
• Compreender que uma só equação com duas variáveis tem infinitas soluções.
• Entender que duas equações com duas variáveis irão possuir apenas uma única solução comum (x, y).
• Identificar a formação de pares ordenados como solução de sistema de equações.
• Resolver sistemas de equações usando os métodos de substituição, adição e comparação.
• Representar sistemas de equações graficamente através dos pares ordenados.
• Interpretar o plano cartesiano e traçar o gráfico de uma equação do tipo ax + by = c nesse plano.
• Efetuar a resolução gráfica de um sistema de equações com duas incógnitas.
Conteúdo a ser aplicado:
• Sistema de equações.
• Resolução de sistemas pelo processo da substituição.
• Resolução de sistemas pelo processo da adição.
• Resolução de sistema pelo processo da comparação.
• Resolução de um sistema de duas equações e duas incógnitas.
• Plano cartesiano.
• Gráfico de uma equação do 1º grau.
• Resolução gráfica de um sistema.
Metodologia: Aulas expositivas e listas de exercícios.
Didática: Quadro, giz, livros didáticos e caderno.
Avaliação: A resolução das listas de exercícios poderá ser feita em dupla, dessa forma os alunos poderão discutir as resoluções.