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Política e meio ambiente

Estratégias de ensino-aprendizagem

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"Santinhos" no chão: contradição entre o discurso eleitoral e a prática?
 

Em ano eleitoral, muitas vezes, para conquistarem votos de pessoas que se interessam pela temática ambiental, os candidatos costumam incorporar “discursos verdes”, mas sem muito se importar se o que dizem é, de fato, coerente. Na verdade, infelizmente, não sabem nem do que estão falando. 

A atividade em questão consiste em analisar o que os candidatos têm a falar sobre meio ambiente e sustentabilidade, e discutir tais projetos.

Graças aos avanços tecnológicos e a popularização da internet, hoje é muito fácil ter acesso a uma gama de informações disponibilizadas ali. Entretanto, como também no ambiente virtual existem inúmeras fontes não confiáveis, e o próprio clima eleitoral faz questão de mostrar diversas informações contraditórias, nada mais confiável do que ver tais informações na página de cada candidato.

Assim, primeiramente, peça para que os alunos levem, na aula seguinte, as propostas de um candidato com o qual possuam afinidade, a partir de pesquisa em sua página oficial. No dia da atividade, peça para que cada um leia o que foi apresentado, anotando no quadro essas informações. Procure resumir propostas semelhantes em uma única frase.

Após esse momento, discuta termos como “sustentabilidade”, “interdisciplinaridade”, “reciclagem”, dentre outras expressões que fazem parte do “jargão ambiental”. Procure, também, enfocar se realmente o que está sendo exposto é coerente, executável, e se também é, de fato, ambientalmente correto. Por exemplo: um candidato que fala somente em coleta seletiva e não enfoca a parte social (como qual trabalho será feito com os sucateiros e catadores, ou mesmo alternativas para se reduzir o lixo), provavelmente não está muito preocupado com a temática, já que foca em um único aspecto de um problema bem mais amplo. Além disso, há inúmeros casos de candidatos que falam em meio ambiente, mas seus “santinhos” são encontrados, aos montes, espalhados pelas ruas, cabendo também uma reflexão sobre isso.

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Ao final da aula, proponha que cada aluno escreva uma redação que responda à pergunta: “Se eu fosse um candidato preocupado com o meio ambiente, quais projetos fariam parte do meu plano de ação?”.

Essa ideia de aula pode ser estendida a outros professores, analisando outros aspectos das propostas dos candidatos, como educação e saneamento básico. Pode ser interessante criar um blog para divulgar as redações dos alunos e outras ideias construtivas relacionadas ao momento eleitoral. É importante ressaltar que, nesse caso, não deve ser permitido que se faça propaganda para nenhum candidato, já que essa ação desviaria o foco da atividade e poderia criar situação de hostilidade entre colegas.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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