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Um dos conceitos mais complicados a serem ensinados no 8°ano trata-se das propriedades dos monômios e de suas operações. Sabe-se que esses são conteúdos que perduram por todo o caminho do estudante. Por isso é importante que se faça um trabalho diferenciado, algo que motive os alunos para a aprendizagem desses conceitos.
O trabalho com atividades lúdicas proporciona interações entre os alunos e o conteúdo que uma aula tradicional não consegue oferecer, contudo, realizar o jogo pelo jogo torna-se algo falho e que foge de uma proposta de ensino. Por isso, uma atividade lúdica deve ser pensada com rigor e elaborada com base nas reflexões acerca das reais necessidades e realidades do contexto escolar de cada professor.
Entretanto, alguns pontos devem ser destacados, pois, independentemente do contexto em que se trabalha, auxiliará o professor em alguns aspectos da implementação da atividade.
• Não auxilie nenhum aluno individualmente, pois se isso ocorrer não será possível observar todos os outros, focando sua atenção apenas à dúvida de um aluno. Deixe que o grupo o auxilie, ou então, em sua ficha avaliativa do jogo, anote qual está sendo a dúvida do aluno para auxiliá-lo posteriormente.
• Deixe as regras muito bem explicadas para que não haja confusão durante a execução do jogo.
• Caso sua sala possua muitas “panelinhas” de alunos, promova o sorteio dos grupos, para que haja interação entre alunos que não costumam se relacionar durante as aulas.
• Esteja constantemente estimulando a cooperação entre os alunos de cada grupo, por mais que seja uma atividade que envolve a competição, deve ser ensinado que deve existir essa cooperação.
• Mesmo sendo uma atividade lúdica, a avaliação deve ocorrer. Para isso, elabore duas fichas: uma para os alunos, na qual eles irão expor os cálculos feitos para cada situação do jogo; outra ficha para você, de modo que facilite as anotações de cada aluno, avaliando os conhecimentos acerca da matemática quanto às atitudes e posturas durante a execução do jogo.
Vejamos a construção deste jogo e suas regras:
NOME DO JOGO: Potenciação Estrelar (Adaptado a partir do jogo Potenciação Floral (LARA, 2003, pg. 121)
Pré-Requisitos:
• Operações monomiais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação)
Número de jogadores: - 6 jogadores por grupo
Materiais:
• 6 grupos diferentes de pontas das estrelas (5 pontas) que correspondem à expressão algébrica de um dos miolos.
• 6 “miolos” contendo um monômio.
Material referente a um grupo apenas.
Modo de jogar:
Cada jogador recebe um miolo e 5 pontas da estrela. Cada um deve encaixar as pontas no seu miolo, caso ela contenha como resposta o monômio que recebeu. Em consenso, o grupo escolhe um para iniciar o jogo, onde este mostrará suas cartas para o jogador ao lado, ele não mostrará a expressão que está na ponta, o jogador ao lado escolherá aleatoriamente uma ponta para pegar. Este jogador que recebeu a carta tentará encaixar no seu miolo, depois disso este jogador repetirá o processo que realizou o primeiro, processo que se repete até que um dos jogadores complete sua estrela. Caso um grupo esteja com um número menor de jogadores, serão retirados apenas os “miolos” excedentes, e as pontas serão distribuídas entre os jogadores.
Material utilizado para confecção do jogo:
As estrelas (Miolo e as pontas) podem ser confeccionadas com o material que o professor desejar, mas aconselha-se um material resistente para que o jogo possa ser utilizado posteriormente em outra turma ou em outra oportunidade.
LARA, I.C.M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série, 1ªed - São Paulo: Rêspel, 2003.
Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola