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Presença de proteínas nos alimentos

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Albumina e água, respectivamente, com gotas de biureto.

As proteínas são moléculas orgânicas de extrema importância para o correto funcionamento de nosso organismo, desempenhando função estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva, dentre outras.

Nem todas as proteínas são metabolizadas pelo nosso organismo, sendo estas encontradas em alimentos como laticínios, ovos, carne, e vegetais em geral, embora em menores proporções. Assim, uma dieta diversificada permite a ingestão de qualidades e quantidades diferentes de aminoácidos essenciais.

Esta proposta de aula enfoca a detecção de proteínas nos alimentos, mostrando ao aluno que, apesar de muitos acreditarem que sim, não é somente na carne que a encontramos.


Materiais necessários:

- tubos de ensaio com estante; ou tacinhas de licor de acrílico;
- reagente de biureto;
- papel absorvente;
- gral e pistilo;
- bastão de vidro (ou palito de picolé);
- pequenas quantidades de leite, proteína de soja, ovo e carne crua.

Sugestão: antes da aula propriamente dita, pedir aos seus alunos que levem pequenas amostras de alimentos nos quais desejam saber se há ou não proteínas em sua constituição.


Procedimentos:

Caso a escola possua laboratório de Ciências, leve seus alunos até lá, dividindo-os em pequenos grupos.

Coloque em um local visível as amostras de alimentos, para que cada grupo escolha pelo menos cinco destas.

Oriente que macerem, com um pouco de água, os alimentos sólidos (separadamente).

Peça para que coloquem cada um destes em um tubo de ensaio (ou tacinha de acrílico), em quantidades iguais, e anotem a coloração inicial de cada alimento.

Solicite que acrescentem aproximadamente dez gotas de biureto em cada uma das amostras, e misturem com auxílio do bastão.

Seus alunos deverão observar se há alteração na cor das amostras, usando um tubo contendo leite e um tubo com água como parâmetro de comparação.

Ao fim da atividade, marque uma data para a entrega de relatórios individuais, contendo os procedimentos da aula, resultados e conclusão.

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Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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