Muitas vezes, quando o professor explica o Present Continuous, tem a tendência de colocar a estrutura no quadro e se basear nela (verbo to be + verbo auxiliar + ing).
O problema é que a aula se torna monótona e mecânica e os alunos não gostam. Mas quem gostaria, afinal?
Uma maneira diferente de se abordar o tema é ir direto ao assunto, usando figuras e fazendo perguntas: O que elas estão fazendo? O que ele está fazendo?
Depois de conversarem um pouco em português, comece a usar a pergunta em inglês e a mostrar outras figuras: What are they doing? What is the man doing? What is the teacher doing?
É importante verificar se as imagens selecionadas pelo professor atendem ao vocabulário que a turma já apreendeu: eat, drink, write, make, wash, swin, fly, talk, etc.
O educador deve ajudar os pupilos a estruturar as orações no começo, perguntando: He is, They are ou She is?
E então, avançar: She is writing on the board! Who is she? She is a teacher. What is the teacher doing?
A turma deverá responder: She is writing on the board!
Após trabalhar dessa forma, o professor poderá colar algumas figuras no quadro e escrever frases abaixo de cada uma, a fim de que os alunos respondam. Por exemplo: Suponhamos que em uma das imagens há dois garotos lavando um cachorro. O educador escreverá abaixo da figura a seguinte frase (em letras maiores): What are the boys doing?
No caderno, os alunos deverão escrever: They are washing the dog.
É interessante que o professor coloque por último no quadro e em um balão a palavra “you” e escreva abaixo: And you, what are you doing?
A resposta para esta pergunta deverá se iniciar da seguinte forma: I am ... (writing, answering questions, talking with my friend, etc.).
Por último, após corrigir as sentenças junto com a turma, pergunte aos alunos qual a finalidade do Present continuous, em que situações devemos usá-lo, porque usamos, e assim por diante! Dessa forma, os meninos encontrarão utilidade no aprendizado e ficarão mais entrosados com a segunda língua, pois sentirão que são capazes de aprender e que é fácil!
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Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português/Inglês
Equipe Brasil Escola