Topo
pesquisar

Present Continuous, como ensinar?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Exemplo de imagem para ser usada na aula sobre Present Continuous!

Muitas vezes, quando o professor explica o Present Continuous, tem a tendência de colocar a estrutura no quadro e se basear nela (verbo to be + verbo auxiliar + ing).

O problema é que a aula se torna monótona e mecânica e os alunos não gostam. Mas quem gostaria, afinal?

Uma maneira diferente de se abordar o tema é ir direto ao assunto, usando figuras e fazendo perguntas: O que elas estão fazendo? O que ele está fazendo?

Depois de conversarem um pouco em português, comece a usar a pergunta em inglês e a mostrar outras figuras: What are they doing? What is the man doing? What is the teacher doing?

É importante verificar se as imagens selecionadas pelo professor atendem ao vocabulário que a turma já apreendeu: eat, drink, write, make, wash, swin, fly, talk, etc.

O educador deve ajudar os pupilos a estruturar as orações no começo, perguntando: He is, They are ou She is?

E então, avançar: She is writing on the board! Who is she? She is a teacher. What is the teacher doing?

A turma deverá responder: She is writing on the board!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após trabalhar dessa forma, o professor poderá colar algumas figuras no quadro e escrever frases abaixo de cada uma, a fim de que os alunos respondam. Por exemplo: Suponhamos que em uma das imagens há dois garotos lavando um cachorro. O educador escreverá abaixo da figura a seguinte frase (em letras maiores): What are the boys doing?

No caderno, os alunos deverão escrever: They are washing the dog.

É interessante que o professor coloque por último no quadro e em um balão a palavra “you” e escreva abaixo: And you, what are you doing?

A resposta para esta pergunta deverá se iniciar da seguinte forma: I am ... (writing, answering questions, talking with my friend, etc.).

Por último, após corrigir as sentenças junto com a turma, pergunte aos alunos qual a finalidade do Present continuous, em que situações devemos usá-lo, porque usamos, e assim por diante! Dessa forma, os meninos encontrarão utilidade no aprendizado e ficarão mais entrosados com a segunda língua, pois sentirão que são capazes de aprender e que é fácil!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português/Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Ensinando os pronomes
Como ensinar os pronomes he, she, we, they utilizando uma bola plástica!

Inglês - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola