Topo
pesquisar

Princípio físico que explica o vôo dos balões

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Balões embelezam o céu azul

As aulas de física são realmente muito importantes, pois os princípios estudados em classe nos ajudam a explicar uma infinidade de acontecimentos que ocorrem no cotidiano, como, por exemplo, a dilatação dos materiais. Assim como ocorre com os metais, os gases também sofrem dilatação quando aquecidos ou resfriados.

Ao abordar o assunto de dilatação térmica, o professor tem a seu favor uma variedade de experimentos que podem auxiliar na problematização de conteúdos, desse modo ele faz com que os alunos aprendam os conceitos físicos por meio de acontecimentos do cotidiano. Um bom exemplo são os balões de ar quente que embelezam os céus. Como eles se mantêm no ar? Qual o princípio físico que explica o vôo deles? Perguntas como essas devem ser feitas de modo a instigar e fazer com que os alunos pensem nas possibilidades possíveis para explicar tal fenômeno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera. Além de explicar o princípio físico por detrás do vôo dos balões, é bom fazer um breve histórico do seu surgimento bem como a sua aplicação no cotidiano.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola