PUBLICIDADE
O Princípio de Le Chatelier estuda o deslocamento de equilíbrio em reações químicas. Segundo ele, quando uma força externa age sobre um sistema, ele tende a se deslocar para amenizar os efeitos dessa ação.
Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força.
Dentre os fatores que podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema, temos a Concentração. Vejamos como demonstrar na prática sua influência em reações químicas.
Material
K2CrO4 – cromato de potássio (sólido de cor amarela)
K2Cr2O7 – dicromato de potássio (sólido cristalino laranja-avermelhado)
Água
Recipientes (béquer)
Cromato de potássio Dicromato de potássio
Procedimento
Prepare uma solução aquosa de dicromato de potássio em um recipiente e de cromato de potássio em outro recipiente. Verifique as cores obtidas:
K2CrO4 K2Cr2O7
Agora misture as duas soluções em um mesmo recipiente, neste meio teremos o seguinte equilíbrio:
2 CrO2-4 (aq) + 2 H+ (aq) ↔ CrO2-7 (aq) + H2O (l)
O equilíbrio pode se deslocar para direita ou esquerda e favorecer a formação de um dos produtos. Quando a concentração de íons provenientes do dicromato (Cr2O2-7) prevalece, o equilíbrio se desloca para direita e a solução adquire cor laranja. Mas se a concentração de íons provenientes do cromato (CrO2-4) prevalecer, teremos a cor amarela, o equilíbrio se desloca para a esquerda.
[CrO2-4] > [Cr2O2-7] - cor amarela prevalece
[CrO2-4] < [Cr2O2-7] - cor laranja prevalece
O deslocamento do equilíbrio é detectado pela mudança de cor.
Conclusão: desta forma a reação obedece ao Princípio de Le Chatelier, que estabelece a concentração como sendo um dos fatores que influenciam sobre o equilíbrio de um sistema.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola