PUBLICIDADE
A sociedade em que vivemos está em constante transformação, em razão do intenso avanço da tecnologia. Várias situações relacionadas ao cotidiano do homem possuem ligações com a Matemática: calculadoras eletrônicas, computadores, internet, aparelhos de medições de temperatura, distâncias, pressão e etc. Para se adequar a tais novidades da tecnologia, o indivíduo teve que aprofundar o seu conhecimento através de estudos e pesquisas.
Observando o desenvolvimento incessante da tecnologia e a sua grande relação com o estudo da Matemática, pesquisadores começaram a estudar, pesquisar e discutir novas situações metodológicas no intuito de reformular os tipos de ensino existentes. Um novo conceito de ensino surgiu tentando relacionar diversas situações atuais com o meio social das crianças e dos jovens.
O sócioconstrutivismo, desenvolvido por Lev Vygotsky (1896 – 1934), abrange a interação do aluno com o meio, buscando utilizar sempre a experiência que o aluno possui sobre determinados assuntos. O professor deve ser o mediador, deve incorporar o aluno à realidade, desenvolvendo um jovem crítico e construtor de conhecimentos.
Para tal sucesso, precisamos:
Avançar no ensino da Matemática, trabalhando de forma diversificada, estimulando novas idéias, despertando a intuição matemática.
Ao aprender, o aluno precisa dar um significado a tal aprendizado, pois isso deverá dar uma melhor compreensão em estudos futuros.
Estimule o pensar, o raciocínio lógico, a criação, a responsabilidade com o ensino. Isso pode ser feito através de pesquisas, apresentações de trabalhos, jogos, desafios matemáticos.
Introduza situações problemas no seu cotidiano, mostre que o simples ato de fazer compras em um supermercado, comprar um eletrodoméstico à vista ou a prazo, o leva a utilização de cálculos matemáticos.
O produto da aprendizagem é importante, mas procure enfatizar o processo, pois é ele que influencia a formação de um cidadão com caráter.
Utilizar, de forma adequada e responsável, calculadoras e computadores, mostrando sempre a importância de tais objetos na sociedade.
Trabalhar a história da Matemática. É analisando a linha do tempo que vemos o quanto a Matemática evoluiu, e que os responsáveis por essa evolução foi o próprio homem, buscando relacionar as diversas áreas do conhecimento.
Enfatize em seu trabalho os temas transversais, eles são de grande importância na formação de um cidadão.
Ministre aulas de Geometria e Trigonometria, relacionando os conceitos geométricos e trigonométricos com as formas encontradas na natureza e as construídas pelo homem.
Demonstre que os fundamentos matemáticos estão ao nosso redor, nada é construído ao acaso, cálculos são responsáveis pela construção perfeita de uma ponte, de um prédio, de carros, estradas, etc.
A Matemática é o alfabeto com qual Deus escreveu o universo.
Galileu Galilei
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola