PUBLICIDADE
É comum identificar diversos alunos com dificuldades em Matemática, aumentando os índices de reprovação, em alguns casos o problema não é a repetência, mas a dificuldade em utilizar os conhecimentos nas séries sequenciais. Algumas pesquisas apontam a Matemática como a disciplina mais odiada, essa liderança infeliz está ligada a inúmeros problemas, que vão desde o aluno até o professor.
Para se ter um conhecimento dos principais problemas, o professor precisa conhecer os conceitos matemáticos e saber como apresentá-los, intervindo de forma adequada e produtiva.
Os estudiosos dividem opiniões quanto aos problemas caracterizados nas escolas, alguns dizem que os problemas são de ordem emocional, psicológica e ineficiência cognitiva em oposição àqueles que acusam o sistema de ensino vigente, criticando a formação dos profissionais. São dois lados de uma mesma moeda, todas as opiniões formadas por pessoas ligadas à área educacional, que possuam contexto sócio-pedagógico, devem ser levadas a sério.
Um problema que precisa urgentemente de solução são as diversas teorias educacionais existentes, pois elas são trabalhadas de forma superficial. Algumas escolas não se adéquam a nenhuma delas, deixando o professor utilizar a metodologia que achar conveniente, dessa forma a formação do jovem pode ser prejudicada.
As dificuldades de aprendizagem sempre serão temas de congressos voltados para a melhoria da educação. No caso da Matemática, algumas experiências já se mostraram eficazes e são divididas em três etapas: concreto, visual e os conceitos matemáticos.
Na etapa do aspecto concreto, o aluno deve ser colocado em situações de âmbito real e de familiaridade, dessa forma ele utilizará sua experiência na determinação de soluções.
A visual está diretamente ligada às imagens, ilustrações, fortalecendo a capacidade de interpretar figuras, despertando o raciocínio lógico.
E, por último, a utilização dos conceitos matemáticos, introdução aos fundamentos e aplicações. O emprego correto das duas primeiras etapas fortificam o poder de assimilação dos conteúdos matemáticos, facilitando a interpretação e resolução de problemas, imagens e desenhos geométricos.
Os recursos utilizados de maneira clara, objetiva e dinâmica produzem resultados satisfatórios, mas sua utilização requer profissionais qualificados, competentes e interessados em contribuir para a melhoria das bases educacionais.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola