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Processo de Verificação do Conhecimento

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O diagnóstico prévio contribui para a formação do educando
O diagnóstico prévio contribui para a formação do educando

O reinicio do ano escolar é marcado por encontros e cursos pedagógicos, seminários, discussão envolvendo novas metodologias de ensino, debates sobre as formas de avaliação, reorganização do projeto político pedagógico, criação ou readaptação das diretrizes internas, estruturação dos direitos e deveres dos alunos, planejamento anual, identificação dos livros e recursos didáticos. Portanto, esse período que antecede o início das aulas é marcado por importantes reuniões voltadas para o bom andamento das aulas no decorrer do ano escolar vigente.

O professor é a peça fundamental de toda a engrenagem escolar, dessa forma é fundamental a sua participação nesses encontros. É de inteira responsabilidade do educador que as aulas possuam uma boa qualidade, cuidar da conduta exemplar do aluno, cobrar tarefas, exigir participação e, sobretudo, conhecer o aluno detalhadamente. Nessa última parte, o professor precisa criar mecanismos de avaliação responsáveis por verificar o conteúdo que toda a sala, ou somente parte dos alunos, apresenta dificuldades e qual o grau dessa ineficiência.

Algumas atividades avaliativas envolvendo problemas inerentes às situações cotidianas, são dotadas de características necessárias à análise quanto ao aspecto intelectual dos alunos em se tratando de um tema específico. Tenha atenção quanto aos alunos novatos, pois em determinadas situações, as instituições escolares possuem grades curriculares com conteúdos diferenciados. Isso ocorre muito com alunos oriundos de outras cidades ou estados.

Lembre-se de que as formas de expressar o saber matemático ocorrem de maneiras distintas. Além de cálculos matemáticos, os alunos podem exemplificar os conhecimentos sobre determinado assunto envolvendo situações semelhantes, e até mesmo, produzirem textos explicativos objetivando a resposta esperada. No caso de uma pequena parcela de alunos apresentarem dificuldades, procure realizar um trabalho de monitoria, formando grupos heterogêneos quanto ao conteúdo problemático. Dessa forma, você busca meios estratégicos para a solução dos problemas individuais diagnosticados. Contudo, se a maioria da sala de aula apresentar dificuldades, o melhor seria reiniciar todo o conteúdo, empregando uma metodologia dinâmica e, se possível, utilizar-se de ferramentas didáticas adequadas para a fixação do conteúdo por parte da maioria dos jovens.

Na correção das avaliações, busque verificar e analisar os caminhos traçados na busca pelas soluções adequadas. Nesse momento é preciso entender a lógica resolutiva dos problemas propostos, pois com isso, o professor antecipa os futuros problemas, evitando que eles venham a ocorrer. Entenda e conheça seu aluno, pois somente assim, a troca de informações será efetuada de forma séria e segura, beneficiando o educando e facilitando o andamento das aulas e a produção de bons resultados, e consequentemente, baixando os índices percentuais de recuperações e reprovações.

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Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola