Introdução:
Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos acíclicos que contêm apenas uma ligação tripla entre carbonos.
Entre os alcinos que estão presentes em nosso cotidiano, o mais importante é o acetileno, que, na verdade, possui a seguinte nomenclatura oficial: etino. Sua fórmula estrutural está representada a seguir: HC ≡ CH.
A chama produzida na combustão do acetileno é tão intensa e libera tanto calor que antigamente ele era usado em lanternas de exploração de cavernas. Hoje o acetileno é usado em maçaricos, principalmente em soldas, pois sua chama pode chegar a até 3000ºC.
Além disso, o acetileno também é uma matéria-prima para a síntese de vários compostos orgânicos, como: ácido acético, borrachas sintéticas, plásticos, fios têxteis, etc.
Sua reação de obtenção é realizada entre o carbureto (carbeto de cálcio – CaC2) e a água, conforme mostrado a seguir:
CaC2 + 2 H2O → Ca(OH)2 + C2H2
O acetileno reage tão bem com a água que até mesmo com a umidade ele pode reagir, sendo, portanto, guardado em frascos bem tampados.
A partir dessa reação, o professor em sala de aula pode fazer um experimento simples, em que se obterá o gás acetileno. Existem duas formas possíveis de se realizar esse experimento. A primeira forma a ser relatada pode ser feita em escolas que não possuem um laboratório de ciências nem muitos recursos. Já para realizar a segunda forma são necessários equipamentos e vidrarias de laboratório de Química. Lembrando que, como essas experiências envolvem reagentes inflamáveis, é recomendável que sejam feitas pelo professor.
Observe os materiais necessários para cada experimento e seus procedimentos:
1º Experimento:
Materiais e reagentes:
Procedimento Experimental:
2º Experimento:
Materiais e reagentes:
Procedimento Experimental:
1. Ligue a mangueira à saída do Kitassato;
2. Coloque 10 g de carbureto no Kitassato;
3. Monte a aparelhagem segundo o esquema da figura abaixo:
4. Goteje a água vagarosamente sobre o carbureto;
5. Depois de aproximadamente 3 minutos, retire o tubo de ensaio, tampando-o com um pano e levando-o para longe do Kitassato. Por fim, aproxime da boca de um tubo de ensaio um fósforo aceso.
Resultados e discussão:
Nos dois casos, deve-se observar a formação de uma chama que indica a inflamabilidade do gás acetileno obtido.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química