Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Proposta de aula para ensinar permeabilidade da membrana

Com esta proposta de aula para ensinar permeabilidade da membrana, espera-se que o aluno compreenda melhor o conteúdo e amplie seus conhecimentos sobre o tema.
A beterraba pode ser usada para ensinar permeabilidade de membrana
A beterraba pode ser usada para ensinar permeabilidade de membrana
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A permeabilidade da membrana plasmática é um tema considerado bastante simples pelos alunos. Entretanto, apesar de ser tratada como simples, a matéria torna-se muito abstrata e difícil de ser visualizada, pois dificilmente são realizadas aulas práticas sobre esse assunto. Diante dessa dificuldade que envolve tanto alunos quanto professores, apresentamos uma proposta de aula prática para ensinar permeabilidade da membrana.

Para a sua realização, você precisará de:

- Beterrabas;

- Acetona;

- Aguarrás (solvente usado para a diluição de tintas a óleo e vernizes);

- Detergente, que deverá ser diluído em água.;

- Álcool;

- Água;

- Cinco tubos de ensaio e suporte;

- Faca ou estilete;

- Canetas ou etiquetas para identificar os tubos.

Primeiramente você deve cortar as beterrabas em cubos pequenos que se encaixem no interior de cada tubo de ensaio. Feito isso, é importante lavar bem os cubos e secá-los para que saia a coloração. Coloque cada cubo em um tubo de ensaio diferente.

Após colocar os cubos de beterraba nos tubos, é importante identificá-los de acordo com a substância que será colocada em cada um deles. Haverá, portanto, cinco tubos nomeados de Acetona, Aguarrás, Detergente + Água, Álcool e Água.

Coloque as substâncias no interior de cada tubo com os cubos de beterraba e aguarde em torno de 30 minutos. Passado o tempo, anote os resultados.

O que vamos observar?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O experimento tem como objetivo principal descrever a permeabilidade das membranas. Como o pigmento da beterraba fica no interior dos plastos em cada célula, para que eles corem a substância presente no tubo, eles terão que sair da organela e atravessar a membrana.

De todas as substâncias testadas, a que apresenta pior desempenho é a água, que é capaz de fluir pela membrana, mas não altera sua permeabilidade. Sendo assim, a água estará pouco corada quando comparada aos outros solventes.

O álcool e a acetona conseguem influenciar a permeabilidade, por isso retiram uma maior quantidade de pigmentos quando comparados à água.

No caso da aguarrás, que é uma substância usada na diluição de tintas a óleo e vernizes, observa-se uma maior liberação de pigmento, pois essa substância possui grande capacidade de alterar a permeabilidade da membrana. O interessante, nesse caso, é observar o pigmento e a aguarrás bem separadas, uma vez que o pigmento é solúvel apenas em água.

Por fim, temos o detergente, que libera grande quantidade de pigmentos. Essa substância possui a capacidade de alterar a membrana e, além disso, consegue dissolver o pigmento. Sendo assim, teremos uma solução bastante corada pelo pigmento presente na beterraba.

Com essa aula simples e fácil, espera-se que os alunos compreendam melhor como as substâncias fluem pela membrana.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos