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Proposta de aula sobre bacias hidrográficas

Uma aula sobre bacias hidrográficas pode ser realizada com uma pequena demonstração seguida do uso de imagens e exposições.
Imagem exemplificando a área de uma bacia hidrográfica
Imagem exemplificando a área de uma bacia hidrográfica
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As bacias hidrográficas são um importante tema para as aulas de Geografia tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental. Por esse motivo, a compreensão desse assunto por parte dos estudantes é importante para um melhor conhecimento sobre outros temas, como o ciclo da água e a constituição de algumas formas de relevo.

No entanto, o conceito de bacia hidrográfica nem sempre é compreendido pelos alunos, sendo muitas vezes confundido com a “área de um rio” ou o local por onde as águas passam. Uma forma de melhor abordar o tema é a realização de uma aula sobre bacias hidrográficas que melhor ilustre o seu conceito a partir de uma experiência muito simples.

A ideia é explicar que a bacia hidrográfica recebe esse nome porque ela funciona de forma muito semelhante a uma bacia comum. Por isso, sugere-se que o educador leve uma bacia para a sala de aula, de preferência uma bem larga. Em seguida, explique que o rio sempre estará localizado na parte mais baixa da bacia, pois é para lá que as águas sempre correm.

Assim, pegue um pouco de água em um copo ou tigela e jogue sobre a bacia, demonstrando que, não importa em que lugar a água caia, ela sempre seguirá em direção ao rio em função da força exercida pela gravidade. Logo após essa demonstração, utilize esta imagem disponível no portal do Governo do Paraná, dando destaque para o funcionamento da bacia e as zonas de interflúvio, que separam uma bacia da outra.

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Após essas demonstrações, conceitue, utilizando o quadro negro, que as bacias hidrográficas são as áreas em que ocorrem a drenagem (captação da água) em direção a um rio e a seus afluentes. Ela pode ocorrer através do escoamento superficial ou pelo lençol freático.

Como lição de casa, o professor pode solicitar uma atividade para os alunos, lembrando-os que a escola deles também se situa em uma bacia hidrográfica: peça para que eles encontrem e/ou identifiquem o rio responsável pela drenagem da bacia onde a escola está localizada. Se não for possível, faça você mesmo e apresente os resultados em outra aula.
 

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia