Topo
pesquisar

Proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade

Estratégias de ensino-aprendizagem

Nossa proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio um dos maiores poetas da Literatura brasileira.
Nascido em Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902, Drummond faleceu no Rio de Janeiro aos 85 anos de idade, quinze dias após o falecimento da filha
Nascido em Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902, Drummond faleceu no Rio de Janeiro aos 85 anos de idade, quinze dias após o falecimento da filha
PUBLICIDADE

Carlos Drummond de Andrade, considerado pela crítica e público o maior poeta brasileiro, não pode ficar de fora da vida de nossos alunos. Dono de belos textos — entre eles poemas, contos e crônicas carregados de sentimento e de elementos que os fazem tão familiares e apreciados pelos leitores —, Drummond oferece uma vasta obra a ser descoberta por nossos alunos.

A nossa proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade tem como objetivo apresentar a vida e a obra desse mineiro de Itabira que ficou imortalizado na Literatura brasileira. Para estimular a turma a mergulhar no universo drummondiano, a proposta de aula de Literatura será ancorada na exibição do documentário “O Fazendeiro do Ar” e no poema José, musicado por Paulo Diniz.

Inicialmente você deverá fazer uma abordagem sobre a vida do poeta, pois assim os alunos poderão estabelecer uma conexão importante com o tema estudado. Você poderá montar, com a ajuda da turma, um painel com várias fotografias do escritor, além de uma linha do tempo que mostre a cronologia da vida e da obra de Drummond. Feito isso, apresente o documentário dirigido por Fernando Sabino e David Neves, “O Fazendeiro do Ar”, de 1972. (Lembrando que o conteúdo poderá ser ministrado em várias aulas e se, preferir, você poderá montar um projeto sobre a obra do poeta com os alunos.)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escritor mais cobrado no Enem, é importante que os alunos conheçam a obra de um dos maiores poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade
Escritor mais cobrado no Enem, é importante que os alunos conheçam a obra de um dos maiores poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade

Depois que vocês assistirem ao documentário e ouvirem o poema musicado por Paulo Diniz, apresente algumas de suas poesias, contos e crônicas para os alunos e peça que eles elejam seus textos favoritos. Feito isso, contextualize a obra de Drummond como um dos marcos da geração modernista de 1930 e destaque as principais características da poesia drummondiana, como a ironia, o humor, a preocupação social e a análise metafísica do mundo, elementos que fizeram do poeta o mais importante do gênero literário no Brasil no século XX. A intenção de nossa sugestão de aula sobre Carlos Drummond de Andrade é estabelecer entre autor e aluno uma relação de proximidade, criando assim a empatia necessária para então introduzir elementos teóricos relacionados com a segunda fase do Modernismo brasileiro. Boa aula!

*A imagem que ilustra o artigo foi feita a partir de capas de livros de Carlos Drummond de Andrade publicados pela Editora Record.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

O poema de Carlos Drummond de Andrade revela o consumismo, fato muitas vezes influenciado pelos meios de comunicação
Estratégias de ensino-aprendizagem O consumismo na voz de Carlos Drummond de Andrade
A Literatura pode estar a serviço do homem, caminhando lado a lado com a História e seus fenômenos sociais
Estratégias de ensino-aprendizagem Poesia social em sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola