Topo
pesquisar

Protetor solar em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Use filtro solar, sua pele agradece.

Os raios solares, aos quais estamos expostos diariamente, oferecem riscos à saúde. A destruição da camada de ozônio ao lado do aquecimento global faz de nós verdadeiras torradas quando nos expomos ao sol. Por esse motivo surgiram os protetores solares, que nos oferecem maior proteção contra os raios nocivos à saúde. Mas será que todo mundo sabe escolher o protetor ideal para seu tipo de pele?

Primeiro uma definição: protetores são loções compostas por substâncias que atuam como filtros solares.

Pensando nisso, sugerimos aqui uma abordagem desse assunto em sala de aula, afim de que os alunos analisem e entendam sobre a importância de passar uma camada protetora em suas jovens peles para que, com o passar dos anos, não sofram danos provenientes dos raios ultravioletas (UVA e UVB).

Siga o roteiro abaixo:
• Esclareça aos alunos o motivo pelo qual, nos últimos anos, a população ficou ameaçada pelo sol. A destruição da camada protetora da Terra (buraco na camada de ozônio) mostra a realidade de nosso planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Alguns alunos podem ter dificuldades na escolha do protetor ideal para seu tipo de pele, mas atente-se ao Fator de proteção solar (FPS):



• Peça para que cada aluno traga seu protetor solar de casa. Se o aluno não tem, ressalte a importância de adquirir uma, optando por aquela que atenda às necessidades de sua pele.

• Com o filtro solar em mãos é hora de praticar. Demonstre para a turma a forma correta de se aplicar a loção: espalhe sobre o rosto e colo (pescoço), sobre os braços e mãos. Destaque a importância do retoque se a exposição for prolongada.

• Alerte os alunos sobre as consequências de uma exposição excessiva ao sol: envelhecimento precoce e, em casos extremos, câncer de pele.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Protetor solar em ação

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola