Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Protozoários | Sugestão de Aula

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Tripanossoma cruzi (causador da doença de Chagas / transmitida pelo barbeiro), juntamente a células sangüíneas humana.
Tripanossoma cruzi (causador da doença de Chagas / transmitida pelo barbeiro), juntamente a células sangüíneas humana.

SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA RELACIONADA AO REINO PROTISTA

A elaboração de uma aula relacionada aos protozoários deve abordar os seguintes aspectos: a estruturação, as fisiologias dos organismos, forma de reprodução, critério de classificação e patologias provocadas.

Durante a caracterização deste Reino, que reúne os protozoários, o professor deverá informar aspectos como a composição unicelular, o hábito desses organismos (de vida livre ou parasitária), a nutrição (heterotróficos por ingestão ou por absorção), o tipo de respiração (aeróbia) e a forma de excreção (difusão membranar).

Quanto à reprodução, é importante destacar que a propagação pode ocorrer tanto por via assexuada (bipartição), como sexuada (conjugação), sendo a primeira mais comum. Enfatizando também que esses seres podem em condições desfavoráveis adotar uma forma de resistência, possuindo conformação denominada de cisto, havendo considerável baixa no metabolismo.

Ao classificar os tipos de protozoários, o professor deverá apresentar com clareza os critérios que diferenciam os quatro filos existentes: Sarcodinea ou Rhizopoda (amebas com emissão de pseudópodes), Ciliophora (paramécio, portadores de cílios), Mastigophora ou Flagellata (tripanossomo, contendo flagelo) e Sporozoa (plasmódio, sem organelas de locomoção).

Com relação às doenças, conteúdo que requer maior detalhamento, o assunto deve conter as notificações sobre o agente etiológico, os sintomas característicos, modo de transmissão e medidas profiláticas. Sendo as principais doenças: Balantidiose, Disenteria amebiana, Doença de chagas, Giardíase, Leishimaniose Visceral, Toxoplasmose, Tricomoniase e a Úlcera de Bauru.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia