Topo
pesquisar

Quais os motivos da indisciplina nas aulas de Geografia?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Indisciplina dos alunos

Ao entrar em uma sala de aula, o professor se depara num universo com diferentes personalidades e, algumas vezes, enfrenta dificuldades para a realização da sua atividade. A indisciplina e o desinteresse dos alunos são problemas constantes durante as aulas de Geografia. No entanto, é preciso analisar os motivos que podem estar contribuindo para esse comportamento.

A falta de planejamento das aulas, a utilização de metodologias inadequadas, ausência de técnicas e recursos, aulas tradicionais (baseadas na memorização), aulas monótonas, aulas distantes do cotidiano dos alunos, entre outros fatores, contribuem para a indisciplina dos educandos durante as aulas.

A ausência de planejamento por parte dos educadores pode ter como consequências aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo. Portanto, a indisciplina pode ser um reflexo da falta de um planejamento eficaz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antes de entrar em uma sala de aula e abordar determinado conteúdo, o professor deve realizar criteriosamente o planejamento da aula, utilizando metodologias diversificadas e compatíveis com os recursos didáticos disponíveis na escola.

Durante a realização do planejamento das aulas, deve haver uma flexibilidade do professor, analisando a metodologia mais eficaz para cada turma, abordando o conteúdo de forma criativa e crítica, proporcionado aos alunos relacionar a matéria estudada com a sociedade na qual estão inseridos.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tornado as aulas importantes para os estudantes e contribuindo para redução da indisciplina.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola