Whatsapp

Qual o lixo que a natureza produz?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Lixo produzido pelo homem

O lixo é um problema recorrente e emergente em nosso cotidiano. Falar sobre o lixo é muito importante, principalmente com crianças, pois é a partir delas que se pode começar a corrigir deficiências ou erros cometidos com os adultos, que nem sempre estão dispostos a modificar seus hábitos, seu consumo, seu conforto e qualidade de vida.

Isso é bastante preocupante, pois o ser humano, na busca ambiciosa e incessante pelo poder financeiro, destrói tudo, produz muito e consome demasiadamente sem necessidade.

A proposta é mostrar aos estudantes o que o lixo traz para os seres humanos, tanto benefício quanto malefício, e também envolvê-los na questão ambiental, pois é a partir dessa consciência que algo realmente poderá ser efetivado. Porque não basta apenas a vontade de uns poucos, mas a determinação e a vontade de mudança do coletivo e principalmente do auxílio de nossos governantes.

O professor solicitará aos alunos que levem para a sala de aula algum produto que jogariam fora, como garrafa plástica, lata de extrato de tomate, uma revista, que ficará a critério de cada aluno. Se os alunos forem maiores e for possível sair com eles pelas redondezas da escola, melhor ainda. Assim, poderão ver o que eles, moradores do bairro, estão fazendo com a cidade, com o planeta.

A partir desses materiais, o professor solicitará que pensem em algo que faça com que aquele produto não vá para o lixo, ou melhor, deixe de ser inútil. E será proposta a elaboração ou readaptação do material. Essa reutilização é muito benéfica para o lúdico do processo ensino-aprendizagem e é economicamente viável para todos os estudantes, pois é a partir de algo inutilizado que ele irá construir algo novo.

É interessante passar para os aprendizes os malefícios como doenças, contaminação de solos, mananciais, vegetais e animais, causados pelo lixo, para que possam despertar para a compreensão daquilo que é um pouco distante do real visível.

Depois disso, a pergunta que será feita é: Qual o lixo que a natureza produz? – e a partir desse questionamento verificar o que os alunos acreditam ser um lixo produzido pela natureza. Muitos responderão fezes ou frutas que caem das árvores e apodrecem nas ruas, causando odor e incômodo. Mas com isso o educador vai questionar a eles quanto tempo demora para o material ou substância produzida pela natureza (e não modificada pelo homem) se desintegrar, voltando para a natureza. Questione a eles se de um ano para outro ainda é possível encontrar mangas podres no quintal de alguma chácara. E perguntem a eles também se caso uma lata ou um plástico seja jogado no mesmo lugar da fruta, quanto tempo demoraria a ser degradada. Se de uma estação para outra seria ou não encontrada no local jogado.

Por fim, é importante frisar aos estudantes que na natureza tudo se transforma e nada é desperdiçado. E deixá-los refletindo sobre o que foi feito, se eles desejam continuar com esse consumo desenfreado e solicitar a eles propostas que devem ser feitas dentro da comunidade, com seus familiares e vizinhos para a melhoria do meio ambiente.

Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biologia - Estratégias de ensino - Canal do Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja como trabalhar a decomposição dos materiais em sala de aula e promova a conscientização de seus alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola