Whatsapp

Quando iniciar o estudo sobre fração e suas representações

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O primeiro conjunto numérico que é ensinado, ou seja, que os alunos têm contato é o conjunto dos números naturais. Com esse eles aprendem todas as operações (adição, subtração, multiplicação, potenciação, radiciação), mas com o desenvolvimento do estudo da álgebra percebemos que esses números não são capazes de solucionar qualquer tipo de situação problema.
Veja o exemplo:

Carla possui duas barras de chocolate repartidas em 3 partes cada uma. Ao fim do dia ela comeu 4 pedaços, como representaríamos a quantidade que ela comeu e a quantidade que sobrou?

Esse é um tipo de situação problema simples, mas os números naturais não conseguem representar a sua solução. É nesse momento que necessitamos dos conhecimentos sobre fração.

Esse tipo de situação problema pode ser trabalhado com crianças do 4º ou 5º ano do ensino fundamental, ao iniciarmos o estudo sobre fração. É preciso que o professor leve para a sala de aula recortes, materiais que os alunos possam manusear para facilitar a compreensão, pois com o passar do tempo eles deverão reconhecer as frações como sendo uma ordem numérica (conjunto numérico).

A melhor maneira de iniciar qualquer conteúdo matemático é com uma situação problema, dessa forma, veja a resolução do problema matemático anteriormente citado:

Resolvendo esse exemplo iremos perceber as formas diferentes pelas quais uma fração pode ser escrita: fração própria, fração imprópria e fração mista.

As duas barras são divididas em 3 partes iguais:



Carla comeu mais de uma barra, pois comeu 4 pedaços. Assim, podemos dizer que ela comeu 1 barra inteira mais um pedaço da outra. Esse tipo de divisão é representado na forma de fração mista  (um inteiro e um terço) que é o mesmo que 1 parte inteira 

mais um terço da outra. Efetuando algebricamente essa operação temos: 

 (um inteiro é o mesmo que , pois cada barra inteira é dividida em 3 partes iguais) 


, que é a fração imprópria que representa a parte que Carla comeu do 
chocolate.

, afinal, toda fração imprópria pode ser escrita na forma de fração mista. 


Carla comeu 4 pedaços, como são 6 pedaços no total, sobraram 2, assim, a fração que irá representar essa quantidade é 2/3, que é uma fração própria.

Depois de representar os tipos de frações o professor deve expor a definição de cada tipo, colocando outros exemplos.

É importante que ao iniciar o conteúdo sobre fração, no primeiro contato, sejam expostas todas as formas pelas quais podemos representá-las, pois é uma forma de tornar mais aplicável o conteúdo de fração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Alunos que entendem sobre frações, em média, têm os melhores salários no mercado de trabalho. Então, como fazê-los compreender bem esse assunto?
Que tal introduzir os números fracionários de forma diferenciada? Confira uma sugestão de aula sobre frações com receita culinária!
Confira uma sugestão de aula que pode ser utilizada tanto para o ensino de frações como para dar as bases para o ensino de divisão!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola