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Queda do comunismo e o caso romeno

Estratégias de ensino-aprendizagem

A situação dos países do Leste Europeu após a queda do comunismo pode ser debatida através do caso da Romênia e de uma comédia política sobre o assunto.
Selo comemorativo da Revolução Romena de 1989
Selo comemorativo da Revolução Romena de 1989
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A queda do comunismo no Leste Europeu a partir de 1989 foi um dos principais fenômenos históricos do fim do século XX. Diversos países abandonaram o modelo de organização política, econômica e social soviético, adotando geralmente o modelo ocidental.

Muitos desses países passaram por essa transformação sem conflitos internos maiores. O principal caso de revolta ocorreu na Romênia, onde uma rebelião popular iniciada na cidade de Timisoara, a leste de Bucareste, derrubou o ditador Nicolae Ceausescu.

Uma forma de trabalhar esse tema de História Contemporânea pode ser a apresentação do filme A leste de Bucareste, de Corneliu Porumboiu. Nessa comédia política, é realizado um debate televisivo sobre a ocorrência ou não da revolução em uma pequena cidade romena, revolução essa que se alastrou por diversas cidades e derrubou Ceausescu em dezembro de 1989. No filme também são apresentadas as condições sociais e econômicas do país após a queda da ditadura do Partido Comunista Romeno.

As cenas do filme apresentam inicialmente os personagens em sua vida cotidiana, lançando um panorama sobre a situação de uma pequena cidade romena após 16 anos de derrubada de Ceausescu. O momento do filme referente ao debate é o que garante o humor, mostrando as discussões sobre o processo histórico e as perspectivas adotadas pelos personagens na interpretação desse período na história do país. A questão apresentada no filme é que o ditador foi deposto às 12:08, e tudo que aconteceu posteriormente a esse horário seria apenas uma comemoração, e não uma manifestação contrária ao regime.

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As diferentes versões do fato que são apresentadas pelos debatedores, bem como as falas dos participantes que dão sua opinião por telefone, podem ser utilizadas para auxiliar o aluno a perceber que no processo de construção da narrativa histórica diferentes versões do mesmo fato podem ser realizadas. Em alguns casos, podem inclusive levar ao questionamento de verdades que estão de certo modo cristalizadas, como no questionamento central do filme sobre a ocorrência ou não de uma revolução na pequena cidade habitada pelos personagens.

Com a utilização dessa produção cinematográfica, o professor pode apresentar uma forma distinta de narração histórica, que através da utilização do humor e da memória dos envolvidos, busca dar um quadro geral dos acontecimentos recentes nesse país da Europa do Leste.

Entretanto, é necessário ao professor realizar uma introdução sobre a queda do regime soviético, passando posteriormente à situação particular do que ocorreu na Romênia, com a revolta contra o regime de Ceausescu e a sua execução e de sua esposa, em dezembro de 1989.


Por Tales Pinto
Graduado em História

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