Receita de Álcool em Gel

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O álcool em gel 70%, utilizado para a desinfectar as mãos, pode ser feito de modo caseiro
O álcool em gel 70% pode ser utilizado para a desinfectar as mãos.

O propósito deste artigo é única e exclusivamente a produção em ambiente escolar para fins didáticos da disciplina, e não como uma medida preventiva de saúde, já que não é possível atestar a eficácia do experimento para essa finalidade, além de ser perigoso, se feito fora do ambiente adequado e por pessoas não preparadas.

Introdução:

Em razão do avanço e do surgimento de novas e devastadoras doenças, torna-se necessário que em todos os estabelecimentos públicos e privados, como pontos comerciais, estabelecimentos de serviços de saúde e de tráfegos (como aeroportos e rodoviárias), esteja disponível o álcool em gel, que é antisséptico e que se mostra bastante eficiente no combate dessas doenças. Apesar de não proteger contra novas contaminações, ele mata as bactérias já existentes nas mãos.

Isso é tão importante que até mesmo no Diário Oficial da União de Nº 205, de terça-feira, 26 de outubro de 2010, foi publicada a Resolução de nº 42, de 25 de outubro de 2010, que torna obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país.

O professor de Química poderá fazê-lo em sala de aula, ou de preferência em algum laboratório de Ciências que estiver disponível na instituição de ensino, juntamente com os alunos. Isso pode ser feito para transmitir vários conteúdos, um deles é o “grupo orgânico dos álcoois”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caro usuário(a),

Em razão da pandemia de coronavírus que atinge todo o mundo, achamos por bem omitir a receita para produção de álcool em gel, tendo em vista os riscos de se reproduzir a receita em casa com o objetivo de ser uma medida de prevenção contra a doença. O propósito deste artigo era única e exclusivamente a produção em ambiente escolar para fins didáticos da disciplina, e não como uma medida preventiva de saúde, já que não é possível atestar a eficácia do experimento para essa finalidade.

Dessa maneira, para evitar o uso indevido desta receita, ela foi retirada da página por tempo indeterminado.

Contamos com a compreensão de todos!
Equipe Brasil Escola

Conclusão:

É importante que o professor conscientize seus alunos sobre a importância de lavar as mãos corretamente e de levar na mochila o álcool em gel para que a completa higienização de suas mãos seja feita sempre que necessário; diminuindo, assim, a incidência de transmissão de vírus, fungos e bactérias. Isso deve ficar bem gravado na mente dos alunos para que eles também sejam transmissores desse conhecimento a outros.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química