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Reformulando o Ensino da Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Atualmente a educação tem seguido um processo de reformulação referente aos modos de ensino, abordagem e triagem de conteúdos, formas de avaliação e seleção. As escolas atuais, bem como as tradicionais, têm incluído em suas grades curriculares tais mudanças no intuito de adequarem aos modelos apresentados e propostos pelos parâmetros curriculares. Tais mudanças visam à construção do processo ensino-aprendizagem de forma ampla, através da expansão do conhecimento criando mecanismos capazes de constituir pessoas com senso crítico, eficazes na elaboração de ideias e sugestões.

O professor de décadas anteriores hoje é chamado de educador, pois atualmente o papel de ensinar os conteúdos específicos está correlacionado à instrução também de uma educação social. Dever esse que seria de responsabilidade dos pais, mas que de forma indireta fora repassado à escola. Diante dessa responsabilidade, as ferramentas utilizadas na aplicação e avaliação dos conteúdos sofreram transformações. As políticas educacionais reforçam a ideia da interdisciplinaridade, e o professor precisa ser o mediador entre as teorias encontradas nos livros e o cotidiano.

No caso da Matemática, a interdisciplinaridade busca ligações diretas com outras disciplinas, como a Química, a Física, Biologia, Administração, Engenharias, Economia entre outras. Os novos livros didáticos buscaram as devidas adequações com base na abordagem interdisciplinar, com isso os conteúdos de Matemática são apresentados com textos referenciais e ilustrações, que visam dar ao aluno uma nova visão do que está ao seu redor. Para que o trabalho tenha resultados positivos, as formas de avaliações devem ser revistas, através da introdução de questões com um maior nível de informação e recurso visual.

Os inúmeros processos seletivos das Universidades brasileiras espalhadas pelo Brasil estão adequando suas avaliações, respeitando o modelo proposto pelo Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio visa futuramente ser a principal referência para o processo seletivo das Universidades públicas e particulares. Algumas entidades estão de forma gradativa introduzindo questões interdisciplinares nos seus vestibulares.

A reformulação precisa ocorrer desde o ensino fundamental, abrangendo de forma sistemática o ensino médio. Procure relacionar os conteúdos ensinados às situações cotidianas, através de exercícios que abordem outras disciplinas.

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Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

 

Matemática - Estratégias de EnsinoEducador - Brasil Escola 

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