Relógio químico

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Tabela periódica que informa as horas.

A Tabela Periódica é um dos conteúdos fundamentais da Química básica. É imprescindível que o aluno conclua o Ensino Médio tendo conhecimento das propriedades básicas da tabela: eletronegatividade, períodos, famílias, etc.

Que tal facilitar o aprendizado do aluno levando um Relógio químico para decorar sua sala de aula!

O princípio para a construção do relógio é colocar no lugar das horas alguns elementos.

Material

Um relógio de parede com fundo branco
Papel cartaz branco
Pincel preto
Cola
Tesoura

Observação: o fundo branco foi escolhido para dar maior destaque aos elementos, mas pode ser de outra cor, desde que contraste com a cor das letras.

Procedimentos

1. Recorte 12 retângulos no papel cartaz. O tamanho destes deve ser suficiente para tampar os números estampados no relógio;

2. Escreva nos retângulos, com a ajuda do pincel, alguns símbolos de elementos da Tabela Periódica. Deixe esses símbolos bem destacados;

3. Retire o vidro de proteção do relógio;

4. Cole aleatoriamente os símbolos sobre os números presentes no relógio. Por exemplo, no lugar do número 12 (que indica 12 horas ou 0 hora), cole o símbolo Li.

5. Repita o procedimento até preencher os doze espaços do relógio.

6. Pronto! Você já tem um Relógio químico, agora é só apresentá-lo para seus alunos.

Aplicação em sala de aula

-Coloque o relógio posicionado em lugar visível para toda a sala.
-Após aplicar o conteúdo relacionado com a Tabela periódica inicie a aula prática.

Peça aos alunos para informar a hora que o relógio marca quando:

• O ponteiro dos minutos aponta para o elemento mais eletronegativo e o ponteiro das horas para um membro pertencente à família dos Metais alcalinos. Resposta: 12:15 horas. Justificativa: o elemento mais eletronegativo da tabela é o Flúor (F) e o Lítio (Li) pertence à família dos Metais alcalinos.

• O ponteiro das horas aponta para o elemento essencial à química orgânica e o ponteiro dos minutos para um membro pertencente à família dos Metais alcalino-terrosos. Resposta: 10:30 horas.

• O ponteiro das horas aponta para o elemento usado em tratamento de piscinas e o ponteiro dos minutos para o elemento usado na prevenção de cáries dentárias. Resposta: 08:15 horas.

Sugestão: à medida que a turma se familiarizar com os elementos, faça uma reforma no relógio: troque os símbolos antigos por outros diferentes. Assim, você poderá elaborar perguntas sobre todos os elementos presentes na Tabela periódica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Veja mais!
Memorando da Tabela Periódica

Jogando com a Tabela Periódica 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola