Topo
pesquisar

Representação da Cratera Lunar

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Crateras Lunares

A astronomia é uma ciência empolgante, que desperta a imaginação e interesse de várias pessoas, inclusive dos estudantes. Portanto, é importante trabalhar elementos dessa ciência na sala de aula, sendo possível abordá-la com materiais didáticos simples e construídos pelos próprios estudantes, fato que proporciona a interação e o desenvolvimento da imaginação dos alunos.

Uma forma atrativa de se trabalhar astronomia é através de uma representação da Lua. Para isso, inicie a aula explicando que a Lua sempre foi alvo de curiosidade ao longo da história humana, e que muitos cientistas, utilizando instrumentos rústicos, tentaram analisar a forma desse satélite natural. No entanto, somente com o desenvolvimento tecnológico foi possível detectar a forma da Lua e suas características peculiares.

Elucide que a Lua não possui superfície totalmente plana, apresentando crateras (“buracos”), que são provocados por meteoritos. Nesse momento, explique sobre a ação dos meteoritos. Em seguida, confeccione uma cratera lunar, utilizando os seguintes materiais:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Papel machê (massa feita com papel picado, água e, posteriormente, coado e misturado com cola).
- Cola.
- Areia fina.
- Areia grossa.
- Tinta.
- Suporte de compensado de aproximadamente 40 cm x 40 cm.

Modo de fazer:

- Colar o papel machê no compensado de acordo com a superfície lunar, destacando as crateras lunares;
- Colocar cola e peneirar areia fina sobre as crateras;
- Aplicar mais cola sobre as crateras e introduzir areia grossa.
- Pitar com tinta a óleo cinza.

O experimento é de fácil confecção e reproduz a formação das crateras na Lua. Com o trabalho final em mãos, é importante fazer a comparação com uma imagem da Lua que destaque as crateras, proporcionando, assim, uma análise desse fenômeno e sua visualização.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola