Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Representação das fases da Lua

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Atividade que demonstra as fases da Lua

Considerada o satélite natural da Terra, a Lua é objeto de muitos estudos e de curiosidade desde as civilizações mais antigas. Ao olharmos para o céu à noite, podemos perceber que a Lua varia sua forma ao longo do mês. Esse fenômeno é denominado fases da Lua, que até influenciam em algumas ações dos seres humanos, como, por exemplo, cortar o cabelo, realizar uma pescaria, entre outros. Portanto, os fenômenos astronômicos estão presentes em nosso cotidiano e seu entendimento se faz muito importante.

Sendo assim, esse tema tem que ser abordado em sala de aula, onde o professor deve utilizar metodologias inovadoras que instiguem a participação efetiva de todos os estudantes, melhorando o desempenho e proporcionando ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e imaginação.

Uma ótima alternativa de aula é a representação das fases da Lua através de objetos simples e de fácil manuseio. Para isso, serão necessários os seguintes materiais:

- 1 bola de isopor pequena (representará a Lua).
- 1 bola de isopor grande (representará a Terra).
- Lanterna.

Primeiramente, mostre as fotos das quatro fases da Lua (cheia, nova, quarto minguante e quarto crescente) e explique que esse fenômeno é cíclico. Em seguida, com os materiais em mãos, solicite que um aluno segure a bola que representa a Terra e que outro segure a “Lua”. Posteriormente, posicione os estudantes de forma que a Lua fique totalmente iluminada pela lanterna (Sol), e esclareça que isso ocorre quando ela está em fase de Lua Cheia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Demonstre a fase minguante: o aluno que está com a Terra deverá se movimentar em torno da Lua, até que esta esteja recebendo luz apenas em uma parte da sua superfície.

Continue a representação através da simulação de uma Lua Nova. Para isso, a Terra deverá se movimentar até que fique entre a Lua e o Sol (lanterna).

Para encerrar a sistematização das fases da Lua, oriente o aluno que está com a bola que representa a Terra a se movimentar de modo que a Lua fique apenas com uma parte (metade) iluminada, caracterizando a Lua em fase crescente.

Após essa atividade, proponha a realização de um relatório sobre as fases da Lua. Para auxiliar na realização do trabalho, indique o seguinte texto do Brasil Escola – As fases da Lua.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola