Whatsapp

Representação do Efeito Estufa

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Efeito Estufa, fenômeno responsável pelo aquecimento terrestre

O processo de elevação da temperatura terrestre (aquecimento global) é provocado por diferentes fatores. Entre os principais responsáveis por esse fenômeno climático destaca-se a constante liberação de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) provocada pela queima de combustíveis fósseis. Esses gases liberados na atmosfera absorvem o calor emitido pela superfície terrestre e, em grandes quantidades elevam a temperatura da atmosfera, que por sua vez, aquece a superfície terrestre. Tal processo é denominado de efeito estufa.

Ao abordar sobre esse conteúdo em sala de aula, é de extrema importância esclarecer aos alunos que o efeito estufa é um fenômeno natural - essencial para a manutenção da vida na Terra- pois ele e responsável por absorver o calor emitido pela superfície terrestre, evitando que este (o calor) retorne para o espaço e que a temperatura se reduza drasticamente. No entanto, a intensificação desse processo é extremamente prejudicial à vida terrestre, causando a elevação exagerada das temperaturas e promovendo um desequilíbrio ambiental.

Após a explicação, realize a representação do efeito estufa para os estudantes. Para isso, o professor precisará dos seguintes materiais: aquário de vidro com tampa, areia, termômetro e fita crepe ou dupla face.

O primeiro passo é colocar uma camada fina de areia no aquário. Em seguida, utilizando a fita crepe, prenda o termômetro em uma das paredes internas do mesmo. A estufa já está pronta! Realizado esse procedimento, oriente os alunos para que eles toquem no interior do aquário antes de levá-lo ao sol, e assim, tampe-o e anote a temperatura detectada no termômetro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Coloque o aquário por 30 minutos em uma área que esteja recebendo radiação solar. Durante esse período, observe a variação de temperatura marcada pelo termômetro, e após o tempo estabelecido, verifique-a e proponha que alguns alunos novamente insiram a mão dentro do aquário e analisem a sensação térmica (note que dentro do aquário a temperatura estará mais elevada, pois ele atuará como uma estufa, não permitindo que a radiação se disperse). Portanto, no seu interior a temperatura estará mais elevada, influindo diretamente na temperatura da areia.

Após a realização do referido procedimento, promova um debate sobre a parte teórica do conteúdo e a parte prática, fazendo analogias entre as duas abordagens. Comente também sobre os gases do efeito estufa, as consequências da queima de combustíveis fósseis, os principais países poluidores, entre outros aspectos pertinentes.

Solicite a representação do efeito estufa e os principais responsáveis pela intensificação desse processo por meio de desenhos. Essa atividade proporcionará uma análise crítica, além de despertar a imaginação dos alunos.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Confira uma proposta de abordagem sobre o aquecimento global em sala de aula através de um debate sobre sua existência ou inexistência.
Clique aqui e veja algumas dicas do que nós podemos fazer para reduzir o efeito estufa.
Confira algumas dicas e métodos para trabalhar os diferentes temas ambientais nas aulas de Geografia e também em outras áreas do conhecimento escolar.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola