PUBLICIDADE
Pré-vestibulandos, muitas vezes, sentem-se cansados, ansiosos e desanimados frente à situação em que se encontram. Assim, fazer uma atividade de Biologia que, ao mesmo tempo em que diverte os alunos, trabalha conteúdos que podem cair no vestibular, pode ser uma boa maneira de reduzir um pouco tais sentimentos.
Primeiramente, o professor deverá montar diversas fichas contendo perguntas de vestibular e suas respectivas respostas, em separado. Tanto estas quanto aquelas deverão ter cores distintas. Por exemplo: papel-branco para as respostas e papel-reciclado para as perguntas:
Como fazer:
Embaralhe os dois montes e, antes da aula propriamente dita, cole embaixo da carteira de cada aluno uma pergunta e uma resposta, aleatoriamente.
No início de sua aula, peça para que verifiquem suas carteiras, e certifiquem se há algo diferente. Obviamente, um ou mais alunos encontrarão os cartões.
Explique que cada indivíduo recebeu dois desses materiais, sendo uma pergunta e uma resposta, provavelmente não correspondentes.
Solicite que alguém se manifeste para iniciar a atividade, que terá as seguintes regras:
- O aluno lê sua pergunta, e procura respondê-la.
- Acertando, ganha meio-ponto na média.
- Caso não acerte, até cinco alunos poderão tentar responder e ganhar a pontuação.
- Se, mesmo assim, o resultado não for positivo, o professor deve explicar a resposta certa.
- A pessoa com o cartão contendo a resposta correta deverá se manifestar, e ler a sua pergunta.
E assim continua a atividade...
O interessante de propiciar esse tipo de momento é que, de forma descontraída, seus alunos estarão revisando conteúdos que podem ser encontrados no tão temido vestibular; sendo também uma oportunidade para terem mais contato com a forma com que estes podem ser abordados. Além disso, poderão ter noção do que deve ser mais bem estudado, preparando-se melhor para suas próximas provas e avaliações.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola