Para a realização desta atividade experimental é necessário que o professor faça um breve respaldo do que são ondas eletromagnéticas. Pode iniciar sua aula fazendo os seguintes comentários:
A maioria dos equipamentos elétricos, ao funcionar, pode produzir ondas eletromagnéticas em forma de ruído eletromagnético. Isto ocorre sempre que existir uma grande variação na corrente que circula internamente no aparelho. Cada vez que a corrente cessa ou reinicia abruptamente, ocorre a geração de um pulso eletromagnético.
Um motor, por exemplo, pode gerar uma série de faíscas elétricas ao girar. Um exemplo de gerador de ruído eletromagnético são os transformadores de rua. Perto de transformadores é comum uma grande quantidade de ruído eletromagnético. As lâmpadas fluorescentes podem estar funcionando em um regime onde a corrente é interrompida 120 vezes por segundo, ou seja, duas vezes a cada ciclo de luz.
Na realidade, a lâmpada “apaga” 120 vezes por segundo, mas não percebemos isso, pois essa frequência é muito rápida para a nossa vista. Uma simples calculadora eletrônica também funciona gerando uma série de ‘liga e desliga’ na sua corrente, e isso provoca uma série de pulsos eletromagnéticos que são irradiados a partir dela.
Os motores de carro possuem velas que produzem uma faísca elétrica cada vez que o pistão chega à posição superior. Essa faísca elétrica gera um ruído eletromagnético que pode ser escutado facilmente no rádio do carro como interferência - um circuito especial nos rádios, em conjunto com componentes eletrônicos nos cabos das velas, serve para diminuir a produção deste ruído.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É interessante que os alunos estejam familiarizados com esses exemplos para uma melhor compreensão do assunto abordado, Ondas eletromagnéticas.
Como fazer
Podemos usar um rádio portátil como detector desse tipo de ruído e determinar onde estão as fontes de ruído eletromagnético em nossa casa.
É interessante que o professor leve os alunos a um ambiente que tenha mais equipamentos ligados, se não for possível, tente colocá-los (equipamentos) no laboratório de física. Após ligar outros aparelhos, como televisão, lâmpadas, motores, computadores etc., aproxime o rádio (com volume mais alto) desses aparelhos e peça aos alunos que escutem o que acontece com o rádio portátil.
É interessante que eles percebam o ruído (ronco ou assobio) que o rádio emitirá quando estiver próximo aos aparelhos eletrônicos. Comente com eles que esse som indica que o rádio está captando diferentes ondas eletromagnéticas.
Observe que, uma vez descoberto o aparelho produtor deste ruído, a intensidade das ondas (proporcional à intensidade do som ouvido no rádio) diminui com o aumento da distância do receptor em relação à fonte.
Até mesmo uma calculadora eletrônica produz ruído eletromagnético, que pode ser escutado se colocarmos o aparelho de rádio encostado nela. O ruído que ouvimos tem frequência do processador. Aperte algumas teclas e efetue operações matemáticas com a calculadora. Observe como o ruído produzido se modifica.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física