Whatsapp

Sala ambiente e ensino de História

Estratégias de ensino-aprendizagem

A proposta da sala ambiente no ensino de História visa superar um ensino tradicional e arcaico, além de enfatizar o processo de ensino e aprendizagem.
A sala ambiente proporciona uma aprendizagem significativa
A sala ambiente proporciona uma aprendizagem significativa
PUBLICIDADE

O ensino de História deve proporcionar condições para que o aluno amplie sua percepção e compreensão do mundo em que vive. Mas de que forma a sala ambiente de História pode contribuir para esse empreendimento?

Uma sala ambiente de História deve oferecer recursos materiais e físicos que proporcionem uma abordagem pedagógica significativa para o processo ensino-aprendizagem. Para se formar uma sala ambiente é necessário, primeiramente, um espaço físico, ou seja, o professor deve ter disponível uma sala de aula específica para a disciplina.

Os elementos que constituirão a sala ambiente de História devem conter recursos que estimulem a investigação, a criatividade e o senso crítico. Esse espaço deve ser compreendido como local dinâmico, adaptável a cada momento de trabalho, para que, assim, seja permanentemente construído e reconstruído pelo grupo-classe (professores e alunos).

Contudo, não adianta ter uma sala ambiente de História se a proposta pedagógica for invasiva teórica e pedagogicamente. Portanto, para que haja interação, envolvimento e participação dos alunos durante as aulas, cada proposta de trabalho deverá ser organizada, explicitada e discutida coletivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa maneira, a proposta pedagógica da sala ambiente de História implica na definição dos objetivos a serem alcançados e na articulação entre conceitos, habilidades, temas, assuntos, atividades que serão desenvolvidas e materiais que poderão contribuir para que os objetivos sejam atingidos.

Os recursos e os materiais didático-pedagógicos deverão ter a função de facilitar a construção dos conceitos e do desenvolvimento das habilidades almejadas. Os recursos são múltiplos, como, por exemplo, datashow, músicas, documentários, documentos históricos, entre outros. Todos eles, utilizados didaticamente, poderão contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Leandro Carvalho
Mestre em História

Artigos Relacionados
Veja aqui uma proposta pedagógica de formação de uma sala temática de História, que visa proporcionar uma aprendizagem significativa para os alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola