Topo
pesquisar

Separação de plásticos por queima

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Variedade de plásticos usados no dia-a-dia.

Todos nós sabemos que os plásticos são os grandes vilões da poluição, também conhecidos como polímeros constituem conteúdo obrigatório para o ensino médio. O descarte inapropriado e a queima desses materiais vêm se revelando como fator principal das doenças provindas do acúmulo de lixos.

Segundo pesquisas, o plástico demora cerca de quatro a cinco séculos para se degradar, sendo assim, o descarte inapropriado leva ao acúmulo na natureza e conseqüentemente a problemas ambientais.

Este assunto está inserido no programa de ensino de Química, mas é retratado ao aluno sem envolvimento de situações reais. Através desta atividade experimental é possível demonstrar na prática, que a melhor saída para a longa vida dos plásticos é a reciclagem.

Antes de introduzir o experimento, saiba o significado de algumas siglas correspondentes a grande variedade de plásticos (polímeros) existentes:


PVC – Policloreto de vinila;
PET – Politereftalato de etileno;
PEBD – Polietileno de baixa densidade;
PEAD – Polietileno de alta densidade;
PP – Polipropileno;
PS – Poliestireno.

Procedimento

Material:

• Frascos de produtos de limpeza (PVC);
• Copos descartáveis (PS);
• Garrafas descartáveis de água e sucos (PEAD);
• Copos de mate (PP);
• Tubos para passagem de água (PVC);
• Bico de bunsen (ou lamparina);
• Pinça metálica.

OBS: É importante que os frascos, copos e garrafas estejam limpos e picados em pequenos pedaços.

Teste de chama

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1. Com o auxílio de uma pinça metálica, queime um pedaço de plástico na chama de uma lamparina. Repita essa operação para cada uma das diferentes espécies de plásticos;

2. Perceba as mudanças que ocorrem na estrutura dos plásticos e no cheiro exalado durante a queima;

3. Anote todas as observações em forma de tabela.

Essa prática é útil para a distinção dos plásticos, a seguir algumas das mudanças que poderão ser observadas durante o experimento:

- Os copos descartáveis (PS) contraem o volume e em seguida se inflamam com chama fuliginosa e de cheiro forte. Dizemos que uma chama é fuliginosa quando solta uma fumaça preta (fuligem).

- O tubo de água (PVC) escurece ao entrar em contato com a chama, produz chama fuliginosa com odor forte e irritante.

- As garrafas descartáveis de água e sucos (PEAD), se fundem completamente e produzem cheiro de vela queimada.

- Os copos de mate (PP) se comportam da mesma maneira que o PEAD.

Através desse experimento é possível inserir os seguintes conteúdos: combustão completa e incompleta, agentes poluentes (fuligem), polímeros, reciclagem, dentre outros.

Após o término da atividade experimental, conscientize a turma sobre os perigos da queima de plásticos e que a melhor opção para o destino final desse tipo de lixo é, sem dúvida, a reciclagem.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Separação de plásticos por densidade

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola