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SUGESTÃO DE AULA RELACIONANDA AOS TIPOS SANGÜÍNEOS DO SISTEMA ABO
A explicação deste conteúdo aos alunos tem como fundamento não apenas o esclarecimento dos diferentes tipos sangüíneos, mas também o objetivo ilustrativo simples de circunstâncias práticas e até mesmo curiosas. Onde a aplicação de princípios biológicos auxilia tanto critérios preliminares relativos à saúde (possibilidade de transfusões), quanto o suporte em análises jurídicas, conforme a natureza do ato em determinadas situações (paternidade).
Inicialmente o professor expõe o conteúdo teórico, apresentando as características genéticas transmitidas hereditariamente, com ênfase aos aspectos genotípicos (os tipos de genes: IA, IB e i), demonstrando em seguida a combinação dos mesmos, formando os quatro tipos possíveis do grupo sangüíneo (A, B AB e O).
Tipo sangüíneo |
Possíveis genótipos |
A |
IA IA , IA i – homozigoto ou heterozigoto |
B |
IB IB , IB i – homozigoto ou heterozigoto |
AB |
IA IB – heterozigoto |
O |
ii – homozigoto |
Tabela contendo a combinação dos tipos de genes por grupo sangüíneo.
Observação: Cuidado professor, neste caso não se fala em dominância e recessividade, pois se trata de uma polialelia.
Durante o transcorrer da apresentação, discutir sobre a doação de sangue e a interação entre as aglutininas (anti – A e anti – B) no plasma e a existência do aglutinogênio na membrana das hemácias.
Para despertar o interesse dos alunos o professor pode montar um heredograma hipotético, simulando um eventual cruzamento para um suposto casal com fenótipos e genótipos: tipo A (IA i) para o homem e B (IB i) para a mulher, ou qualquer outra possibilidade à escolha do professor.
É aconselhável que neste momento não sejam tomadas como exemplo, situações reais envolvendo alunos. O professor pode sem intenção, provocar uma situação constrangedora, voltando a explicação para um aluno cujos pais o adotaram (portanto um filho não biológico), sendo um fato desconhecido pelo referido discente.
Contudo, o professor, posterior a explicação, pode propor atividade, solicitando que cada um dos alunos monte em casa, com supervisão dos pais, o heredograma de sua linhagem gênica, retrocedendo quantas gerações forem possíveis, ou seja: um esquema contendo o seu tipo sangüíneo, o de seus pais, de seus avós paternos e maternos, e assim sucessivamente até onde for do conhecimento da família.
Junto a esta, poderá ser ministrado um exercício bastante curioso, onde o professor, com antecedência (durante o planejamento do conteúdo), poderá montar variadas situações problemáticas:
- Transfusões sangüíneas, para que o aluno verifique a compatibilidade entre doador e receptor. Estando apto a reconhecer;
- Teste de paternidade, onde o aluno deverá reconhecer por este parâmetro (tipagem sangüínea) a possibilidade de uma criança ser filho de um determinado homem, estando este legalmente ou não sujeito a pagar pensão alimentícia.
- Ou um caso, onde o aluno deverá desvendar um crime, tendo como evidência (prova), amostra de sangue do criminoso sob a unha da vítima. Assim, tendo que emitir um parecer (a resposta) que resultará na absolvição de um dado suspeito ou indício de seu envolvimento.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola