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Sistema ABO | Sugestão de Aula

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Aplicando o conhecimento relacionado aos tipos sangüíneos.

SUGESTÃO DE AULA RELACIONANDA AOS TIPOS SANGÜÍNEOS DO SISTEMA ABO

A explicação deste conteúdo aos alunos tem como fundamento não apenas o esclarecimento dos diferentes tipos sangüíneos, mas também o objetivo ilustrativo simples de circunstâncias práticas e até mesmo curiosas. Onde a aplicação de princípios biológicos auxilia tanto critérios preliminares relativos à saúde (possibilidade de transfusões), quanto o suporte em análises jurídicas, conforme a natureza do ato em determinadas situações (paternidade).

Inicialmente o professor expõe o conteúdo teórico, apresentando as características genéticas transmitidas hereditariamente, com ênfase aos aspectos genotípicos (os tipos de genes: IA, IB e i), demonstrando em seguida a combinação dos mesmos, formando os quatro tipos possíveis do grupo sangüíneo (A, B AB e O).

Tipo sangüíneo

Possíveis genótipos

A

IA IA , IA i – homozigoto ou heterozigoto

B

IB IB , IB i – homozigoto ou heterozigoto

AB

IA IB – heterozigoto

O

ii – homozigoto

Tabela contendo a combinação dos tipos de genes por grupo sangüíneo.

Observação: Cuidado professor, neste caso não se fala em dominância e recessividade, pois se trata de uma polialelia.

Durante o transcorrer da apresentação, discutir sobre a doação de sangue e a interação entre as aglutininas (anti – A e anti – B) no plasma e a existência do aglutinogênio na membrana das hemácias.

Para despertar o interesse dos alunos o professor pode montar um heredograma hipotético, simulando um eventual cruzamento para um suposto casal com fenótipos e genótipos: tipo A (IA i) para o homem e B (IB i) para a mulher, ou qualquer outra possibilidade à escolha do professor.

É aconselhável que neste momento não sejam tomadas como exemplo, situações reais envolvendo alunos. O professor pode sem intenção, provocar uma situação constrangedora, voltando a explicação para um aluno cujos pais o adotaram (portanto um filho não biológico), sendo um fato desconhecido pelo referido discente.

Contudo, o professor, posterior a explicação, pode propor atividade, solicitando que cada um dos alunos monte em casa, com supervisão dos pais, o heredograma de sua linhagem gênica, retrocedendo quantas gerações forem possíveis, ou seja: um esquema contendo o seu tipo sangüíneo, o de seus pais, de seus avós paternos e maternos, e assim sucessivamente até onde for do conhecimento da família.

Junto a esta, poderá ser ministrado um exercício bastante curioso, onde o professor, com antecedência (durante o planejamento do conteúdo), poderá montar variadas situações problemáticas:

- Transfusões sangüíneas, para que o aluno verifique a compatibilidade entre doador e receptor. Estando apto a reconhecer;

- Teste de paternidade, onde o aluno deverá reconhecer por este parâmetro (tipagem sangüínea) a possibilidade de uma criança ser filho de um determinado homem, estando este legalmente ou não sujeito a pagar pensão alimentícia.

- Ou um caso, onde o aluno deverá desvendar um crime, tendo como evidência (prova), amostra de sangue do criminoso sob a unha da vítima. Assim, tendo que emitir um parecer (a resposta) que resultará na absolvição de um dado suspeito ou indício de seu envolvimento.

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Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

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