Whatsapp

Sistema imunitário

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O vírus Thax é o terrível vilão do filme “Osmosis Jones”.

O uso de filmes para a complementação de conteúdos é uma estratégia interessante e simples de ser utilizada pelo professor, já que assistir vídeos, mesmo que em casa, propicia uma melhor assimilação de conteúdos e enriquece a cultura geral do aluno.

Por este motivo, este texto sugere a análise do vídeo “Osmosis Jones” (Bobby e Peter Farreley, EUA, 2001) com seus alunos. Bastante didático, esse é ideal para ser trabalhado em séries finais do Ensino Fundamental, ou mesmo no Ensino Médio, já que algumas informações podem não ser tão claras para alunos mais jovens.

A maioria dos acontecimentos deste filme se passa dentro de Frank, mais precisamente em seu sistema imunitário, após contrair um aparente resfriado. Frank, que trabalha no zoológico e se alimenta (e vive) de modo nada exemplar, contrai este mal ao ingerir um ovo contaminado.

Após este evento, os glóbulos brancos, liderados por Osmosis Jones, lutam contra o vilão, chamado Thrax: um vírus que pretende ser conhecido mundialmente como o causador de uma terrível doença. Osmosis tem também o auxílio de Drix, uma cápsula antigripal.

De forma bastante criativa e contagiante (literalmente), os alunos podem compreender melhor alguns aspectos da fisiologia humana. Pode ser interessante, dentre outros aspectos, levar seus alunos a relacionar ambientes e personagens que apareceram no filme aos nossos órgãos e células, juntamente com suas funções; e trabalhar a higiene pessoal e a relação desta com a integridade de nosso sistema imunológico.

É importante frisar que filmes devem ser utilizados como uma complementação ao conteúdo, e não como o conteúdo em si.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola