Topo
pesquisar

Sugestão de aula sobre “Farm Animals” para crianças

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de aula sobre “farm animals” traz uma abordagem mais lúdica a fim de apresentar às crianças o conteúdo de forma mais dinâmica e fácil!
PUBLICIDADE

Introduzir um novo tema em sala de aula é sempre um desafio para o professor. Saber como falar sobre o tema a ser apresentado pela primeira vez sem assustar os alunos e, ao mesmo tempo, fazer com que eles participem ativamente da aula às vezes parecem tarefas complicadas demais.

Por isso, apresentamos esta proposta de aula, que visa a uma abordagem diferenciada sobre o tema “Farm Animals” para crianças. O interessante é que a maioria dos alunos, mesmo os mais novos, reconhece pelo menos um animal representado nessa categoria. Dependendo de quantos minutos ou horas você tenha a seu dispor, as atividades a seguir poderão ser realizadas em duas aulas.

  • Primeira etapa: Trabalhe o visual (Aproximadamente: 20 minutos)

Inicie a aula mostrando fotos de animais para as crianças. Mostre as figuras perguntando se eles sabem quais são esses animais e onde eles moram. Logo após, fale sobre algumas características dos animais e destaque as diferenças entre eles, como pelo e pena, pequeno e grande, branco e amarelo, entre outras características do tipo. Também é interessante usar a aula para introduzir o plural. Para isso, apresente imagens de vários animais e de apenas um, bem como faça relação entre eles.

  • Segunda etapa: Trabalhe a audição (Aproximadamente: 20 minutos)

Será necessário ter um aparelho de som para reproduzir os sons dos animais para os alunos. Após apresentar o conteúdo, coloque os sons e peça para que eles identifiquem cada animal.

  • Terceira etapa: Brincadeira com desafio (Aproximadamente: 20 minutos)

Depois disso, divida a classe em dois grupos e desafiem-nos a imitarem os animais mencionados. Cada aluno representa um animal e os demais devem dizer o nome dele em inglês. Após as apresentações, use flashcards para conferir o aprendizado e memorização do conteúdo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Quarta etapa: Atividade de fixação (dinâmica) (Aproximadamente: 20 minutos)

Coloque os alunos em círculo e explique que eles brincarão de “estátua maluca”. Essa é uma brincadeira que funciona da seguinte maneira: o professor coloca uma música e pede para os alunos andarem pela sala de aula. Quando a música parar, os alunos devem ficar imóveis, como no jogo da estátua, porém deverão fazer o som de algum animal pedido pelo professor. A cada vez que a música parar, o professor dirá o nome de um animal, e os alunos, parados, devem reproduzir o som do animal mencionado.

  • Quinta etapa: Prática (Aproximadamente: 15 minutos)

Após esse momento, peça aos alunos para se sentarem e coloque a seguinte estrutura no quadro:

  • What’s this? It’s a cow

  • What’s this? It’s a sheep.

  • What’s this? It’s a horse.

Faça-os repetir a estrutura escrita no quadro com todos os animais aprendidos. Use os “flasch cards” para maior assimilação. Em seguida, peça aos alunos que façam essas perguntas um para o outro. O professor deve orientar a atividade direcionando a pergunta para algum aluno. Mostre a figura e diga: “What's this Angelica?” O alunos deverá dizer : It's + o nome do animal em inglês.

  • Sexta etapa: avaliação escrita (etapa final) (Aproximadamente: 20 minutos)

Entregue um papel em branco e peça para eles desenharem os animais que eles aprenderam e escreverem a frase citada acima de cada um deles. Dessa forma, o professor terá a possibilidade de apresentar o conteúdo, utilizar som e imagem, brincadeiras e uma atividade escrita para avaliar melhor o resultado final.


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Nossa sugestão de aula propõe atividades diversificadas para o conteúdo de “farm animals”
Nossa sugestão de aula propõe atividades diversificadas para o conteúdo de “farm animals”
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola