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Um dos grandes problemas desse século está diretamente ligado à escassez de água doce no mundo.
A água doce se encontra em áreas continentais, portanto, possui uma quantidade reduzida se comparada às águas oceânicas. Existem inúmeras formas de abordagem sobre o tema água. As águas continentais compõem o conteúdo de diversos livros didáticos. Os professores que irão ministrar tal conteúdo podem partir de várias vertentes, a seguir algumas delas que provavelmente poderão ser úteis no decorrer das aulas.
• O interessante é sempre iniciar a aula com perguntas aos alunos, principalmente quando se trata de um conteúdo novo, isso com a finalidade de ter uma noção do nível de entendimento sobre o tema em destaque.
• Levante os aspectos sobre o tema água que são relevantes nessa perspectiva, desse modo esclarecendo acerca de sua importância, sua composição, sua origem, além dos impactos ambientais que provocam a poluição desse recurso indispensável à vida.
• Expor as formas pelas quais a água é encontrada na natureza.
• Instituir um estudo sistemático em relação ao ciclo da água.
• Os principais mananciais de água doce da natureza (rios e lagos).
• O regime e os tipos de rios que existem.
• Enumerar junto com os alunos os rios que se encontram dentro ou nas proximidades dos centros urbanos e verificar sua importância social e seus problemas.
• Apresentar os principais rios do mundo que exerceram grande relevância na história, além das bacias hidrográficas brasileiras.
• Para finalizar, exponha o processo de escassez de água, além da poluição das águas continentais e seus respectivos tipos.
• Esse é um tema que oferece condições de realizar bons trabalhos, saindo a campo, fotografando córregos e rios poluídos da cidade e a partir daí montar um mural na escola.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola