Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Sugestões de como trabalhar o tema “Água”

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Terra, o planeta das águas.
Terra, o planeta das águas.

Um dos grandes problemas desse século está diretamente ligado à escassez de água doce no mundo.

A água doce se encontra em áreas continentais, portanto, possui uma quantidade reduzida se comparada às águas oceânicas. Existem inúmeras formas de abordagem sobre o tema água. As águas continentais compõem o conteúdo de diversos livros didáticos. Os professores que irão ministrar tal conteúdo podem partir de várias vertentes, a seguir algumas delas que provavelmente poderão ser úteis no decorrer das aulas.

• O interessante é sempre iniciar a aula com perguntas aos alunos, principalmente quando se trata de um conteúdo novo, isso com a finalidade de ter uma noção do nível de entendimento sobre o tema em destaque.

• Levante os aspectos sobre o tema água que são relevantes nessa perspectiva, desse modo esclarecendo acerca de sua importância, sua composição, sua origem, além dos impactos ambientais que provocam a poluição desse recurso indispensável à vida.

• Expor as formas pelas quais a água é encontrada na natureza.

• Instituir um estudo sistemático em relação ao ciclo da água.

• Os principais mananciais de água doce da natureza (rios e lagos).

• O regime e os tipos de rios que existem.

• Enumerar junto com os alunos os rios que se encontram dentro ou nas proximidades dos centros urbanos e verificar sua importância social e seus problemas.


• Apresentar os principais rios do mundo que exerceram grande relevância na história, além das bacias hidrográficas brasileiras.

• Para finalizar, exponha o processo de escassez de água, além da poluição das águas continentais e seus respectivos tipos.

• Esse é um tema que oferece condições de realizar bons trabalhos, saindo a campo, fotografando córregos e rios poluídos da cidade e a partir daí montar um mural na escola.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola