PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA AOS DIFERENTES TIPOS DE TECIDO MUSCULAR
O objetivo desta aula é proporcionar aos alunos a compreensão do mecanismo pelo qual o organismo humano, e também de outros animais vertebrados, efetua complexas atividades como, por exemplo, o simples ato de locomoção.
De início, o professor deverá caracterizar a estruturação das células (fibras musculares / miócitos) que compõem o tecido muscular, formada por:
- Um citoplasma ou sarcoplasma (meio fluido);
- O retículo liso ou sarcoplasmático (armazenador de cálcio);
- As miofibrilas, filamentos de proteínas (actina e miosina);
- E o sarcolema (membrana plasmática).
Em seguida classificar os três tipos de tecido muscular, enfatizando suas diferenças e onde se localizam no organismo, sendo:
- Tecido muscular esquelético → com células multinucleadas, cilíndricas e compridas, contendo estrias transversais. Sua distribuição ocorre por todo o corpo, proporcionando a realização dos movimentos;
- Tecido muscular liso → formado por células mononucleadas, compridas e filiformes, sem estrias transversais. É encontrado principalmente revestindo os seguintes órgãos: a bexiga, o intestino, os vasos sangüíneos de grande calibre (as artérias) e o útero;
- Tecido muscular estriado cardíaco → possui células alongadas e mononucleadas formando ramificações, apresentando estrias transversais. Localizado no coração, forma a musculatura do miocárdio.
Anterior à explicação, o professor poderá solicitar aos alunos que realizem pesquisas referentes ao assunto, levando o material para a sala de aula. Assim, após apresentação da matéria, os alunos terão condições para a elaboração de cartazes que poderão ser fixados na própria sala de aula, auxiliando na memorização dos tipos de tecidos. O mesmo pode ser feito com os demais tecidos do organismo.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola