PUBLICIDADE
Para quem se adere ao estilo hippie, é hora de dar às roupas um visual novo. A presente aula expositiva visa o aprendizado do aluno no que diz respeito à basicidade das substâncias e ação de íons, mas com um aspecto diferente. Levando em consideração a faixa etária dos alunos de Ensino Médio, espera-se que a presente prática desperte atenção dos mesmos, uma vez que é possível brincar com o guarda roupa se baseando no que vamos aprender aqui.
A técnica conhecida como Tie-dye nada mais é do que o trabalho artístico em roupas: descoloração e tingimento. Para formar os desenhos estilo hippie, um barbante é amarrado ao tecido (trouxinha) durante a descoloração, veja abaixo:
Mas o que tem a ver a descoloração de tecidos com a química? Graças a uma solução química denominada Água sanitária é possível clarear (alvejar) tecidos e também descolori-los. O procedimento a seguir pode ser realizado em sala de aula, peça aos alunos que tragam camisetas (novas ou usadas) para a prática.
Material
- Camisetas em várias cores;
- Água sanitária (NaClO);
- Barbante;
- Conta-gotas.
Procedimento
- Pingar gotas de água sanitária sobre o tecido;
- Esperar alguns minutos para a efetiva ação do produto.
Você pode realizar o descrito acima de duas formas:
1. Com a ajuda do conta-gotas: pingue gotas de água sanitária sobre o tecido, fazendo desenhos.
2. Amarração em tecido: é a técnica Tie-dye correspondente ao desenho apresentado.
Agora uma pergunta: por que quando se pinga água sanitária em um tecido ele vai se descolorindo?
O descoramento do tecido é causado pelo íon hipoclorito (ClO-), componente da água sanitária. O ClO- reage com as moléculas de corante presentes no tecido, fazendo com que se dissolvam e se espalhem, deixando o tecido com aspecto diferente. A presença do íon ClO- indica que a substância que o originou é uma base: água sanitária (NaClO).
Abaixo algumas sugestões de estampas feitas a partir da técnica tie-dye:
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola