Compreender conceitos relativos a cadeias e teias alimentares é um dos principais objetivos do ensino em Ecologia. Conhecendo bem esta temática, o aluno é capaz de perceber que não existe a dualidade entre animais maus e bons, ou úteis e inúteis; e que todos são necessários para a composição do ambiente, desempenhando relações complexas e interligadas. Assim, permite também que o estudante perceba que suas atitudes têm capacidade de comprometer todo um sistema, sendo por isso também responsável pela manutenção do planeta.
Considerando tais aspectos, proponho uma dinâmica de fácil execução, que poderá ser trabalhada nas mais diversas séries, considerando as particularidades de cada turma. Sugiro que seja feita ao encerrar a programação de Ecologia.
Para tal, são necessários:
- Novelos de lã, de cores diferentes.
- Crachá com nome e imagem de animais.
- Crachá com imagem de uma planta, escrito “produtores”.
- Crachá com imagem de fungos e bactérias, escrito “decompositores”.
- Cartão com características, hábitos alimentares e predadores de cada um dos organismos dos crachás.
*Obs.: pode ser interessante que estes indivíduos sejam pertencentes ao bioma em que vivem.
Executando a atividade:
- Forme um círculo com seus alunos.
- Distribua, para cada um, um crachá e seu cartão correspondente.
- Peça para que se apresentem, lendo o cartão recebido.
- Solicite que o produtor fique no centro.
- Dê a ele alguns novelos de lã.
- Peça para que os alunos sugiram consumidores de matéria vegetal.
- O produtor em questão deverá segurar a ponta de cada lã, passando os novelos para os consumidores primários.
- Os alunos deverão identificar um predador para cada consumidor primário, que deverá segurar um pedaço do fio e entregar o novelo ao consumidor secundário...
A atividade deve seguir de acordo com estes princípios até finalizar, quando todos os novelos estiverem nas mãos do colega que representa os decompositores. Ao final, uma grande teia estará formada.
Trabalhando as teias alimentares:
O educador deverá explicar a importância de todas as espécies para aquele sistema, podendo também criar situações-problema, como:
- Se houver a morte de toda a população de pássaros, o que ocorrerá?
- E se isso ocorrer com todos os produtores?
- E se não houvessem decompositores?
- E se houvesse a imigração de gafanhotos para este ambiente?
- E se ocorresse uma superpopulação de plantas?
- E se uma usina hidrelétrica fosso construída, o que poderia ocorrer?
Ao final da atividade, peça para que escrevam redações associando a dinâmica com os conteúdos estudados em Ecologia.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola