PUBLICIDADE
Em uma aula de física voltada a tópicos como ondas tridimensionais, ou seja, as ondas que se propagam no ar ou em metais e também abordando acústica, vemos a necessidade de chamar a atenção dos alunos para os temas.
Sabe-se que a desmotivação de alunos em física acontece pelo fato de não aplicarmos experimentos para completar a disciplina em análise. Em muitos casos, é necessário um maior planejamento, um pouco mais de trabalho, é claro, mas isso é algo totalmente recompensado quando vemos que existe a possibilidade de uma maior compreensão dos alunos quando aplicado o método: teoria e experimentos.
Bem, para ajudar nos experimentos sobre acústica e propagação de ondas sonoras, segue um experimento feito na infância de nossos pais, e que permite perfeitamente a análise de ondas sonoras.
Como o experimento é de baixo custo, você tem a opção de criá-los e levá-los para os alunos ou então pedir para que levem o material para a sala de aula, onde poderão construí-los juntos.
Você vai precisar de:
• Caixas de fósforo vazias
• Copos descartáveis de caldo
• Barbante
• Linha de costura
• Lapiseira
• Agulha de costura
Vamos desenvolver, nesse caso, dois tipos de telefones com fio. Um será feito com caixas de fósforo e o outro com copos descartáveis.
Para o experimento com caixas de fósforo vamos começar fazendo um pequeno furo com uma agulha de costura, no fundo onde ficam armazenados os palitos. Depois de passar a agulha é a vez da linha. Passe a linha pelo orifício feito com a agulha e em seguida dê um nó na extremidade da linha que está dentro da caixa. Faça o mesmo na outra extremidade da linha.
Faça o mesmo com os copos descartáveis de caldo, mas agora ao invés de usar a linha você irá usar o barbante. Use uma lapiseira para fazer o pequeno orifício no fundo do copo.
Lembre-se: o furo deve estar bem centralizado.
Bem, após a construção desses telefones, é hora de testá-los. Em cada experimento coloque dois alunos, peça para que estiquem o fio do telefone.
Enquanto um fala com a boca colada ao copo ou na caixa de fósforos (parte onde ficam os palitos), o outro irá colocar o ouvido a fim de ouvir o que é dito pelo colega.
Você pode mostrar ao aluno que a propagação do som acontece quando o fio está totalmente esticado, isso acontece porque o som da voz é transformado em vibrações que depois é novamente transformado em som, fazendo com que a pessoa que esteja do outro lado ouça o que foi dito por você.
Outra coisa importante são os relatórios, eles vão fazer com que os alunos participem e façam a descrição durante todo o processo de construção e experimentação do trabalho.
Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola