PUBLICIDADE
Ao estudar o desenvolvimento do pensamento e das experiências socialistas, muitos meios de comunicação tendem a colocar o socialismo enquanto uma proposta de desenvolvimento sócio-econômico que fracassou com o fim da Guerra Fria. No entanto, o professor pode discutir essa noção ao problematizar o desenvolvimento da experiência do socialismo russo em contraponto com as idéias do pensador Karl Marx. Para isso, basta trabalhar com duas diferentes fontes de estudo.
Inicialmente, ofereça aos alunos um breve resumo onde as idéias de Marx sejam propriamente expostas. Entre outros pontos, dê especial destaque às críticas que este pensador alemão fazia contra a instituição do Estado. Para isso, o professor pode realizar uma pequena didática onde distribui aleatoriamente tiras de papel com frases do pensador alemão. Na medida em que os alunos lêem estas frases, destaque na lousa as que fazem algum tipo de crítica ao Estado.
Depois de definir as noções de Marx sobre o Estado, discuta em sala de aula qual a função da propaganda em nossa sociedade. Em meio a diferentes comentários, ressalte aqueles que se aproximem da idéia de que uma propaganda é feita com o intuito de incutir ao público a necessidade de possuir ou preservar alguma coisa. Passada esta etapa, faça uma pequena apresentação de slides ou figuras distribuídas de cartazes produzidos durante o governo de Joseph Stálin.
Para facilitar o trabalho com estas imagens, sugerimos aos professores o uso destes cartazes produzidos nas primeiras décadas da União Soviética.
Imagem 01:
Imagem 02:
Imagem 03:
Após a exposição das imagens, o professor pode requer aos alunos uma pequena análise sobre a forma pela qual Joseph Stálin foi representado. O objetivo da atividade é contrapor a defesa do ideal marxista de diminuição da presença do Estado na sociedade e as ações tomadas por Joseph Stálin durante o seu governo. Provavelmente, a sala poderá perceber a discrepância existente entre as ações políticas do líder soviético e as teses do pensador alemão.
Caso veja necessidade, o professor ainda pode finalizar a apresentação das imagens com a fala de Sokorine, militante do Partido Comunista Soviético que, em 1936, disse: “Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stalin pertence ao povo inteiro... Stalin é nosso guia, nosso sol.” Com essa frase final proponha uma atividade em que os alunos pesquisem sobre o poder de atuação do Estado durante o regime stalinista.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola