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Terminações verbais “AM” e “ÃO”

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Terminações verbais “-am” e “-ão” possuem características diferenciadas
Terminações verbais “-am” e “-ão” possuem características diferenciadas

As terminações “-am” e “-ão”, de forma inegável, integram os muitos entraves verificados em relação ao ensino e à aprendizagem que perpassam as séries iniciais do Ensino Fundamental. Em virtude da semelhança sonora que há entre as duas formas verbais, bem como do tenro conhecimento acerca dos fatos linguísticos, o que ocorre é um significativo equívoco quanto à utilização de tais terminações, manifestado, sobretudo, pela troca de uma forma pela outra.

Eis que estamos diante de uma problemática que somente tende a se resolver de forma gradativa, cujos procedimentos metodológicos se evidenciam pela constante familiaridade com a leitura, no sentido de conduzir o aluno à percepção dos fatos que norteiam a língua como um todo. Nesse sentido, o que se pode verificar é que quanto mais o contato vai se tornando íntimo, mais se evidencia a tendência de ele ir apreendendo e, consequentemente, internalizando as eventuais regras que da gramática prescindem.
                            
No intuito de contribuir para que cada vez essas habilidades estejam em constante aprimoramento, como passo inicial, sugere-se a leitura do texto “Bola velha também dá bom jogo”, sob a autoria de Lizette Geny Rando, expresso abaixo:

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Texto

    

As terminações “-am” e “-ão” estão presentes em distintos vocábulos

Feita a leitura, da qual além de trabalhar questões voltadas para conteúdos gramaticais, pode aproveitar um “gancho” para explorar valores morais, no sentido de sempre darmos valor àquilo que nos foi útil, convenientemente pode sugerir que os alunos grifem no próprio texto as formas constituídas das terminações em questão.

Dando prosseguimento à proposta metodológica, uma boa dica é distribuir uma folha xerocopiada contendo a seguinte tabela:  

 


Tabela

Terminações “-am” e “-ão” possuem traços distintos    

Mediante análise da tabela em questão, é importante salientar os aspectos relativos às semelhanças e diferenças por meio de uma discussão coletiva entra a turma. E, para finalizar, o ideal é fazê-los perceber que as diferenças se sobrepõem às semelhanças.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola