PUBLICIDADE
Uma reação química ocorre quando certas substâncias reagem entre si, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência e, dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato, entre outras. Através desse experimento é possível verificar a velocidade de uma reação influenciada pela temperatura e superfície de contato.
Material:
• 2 comprimidos de antiácido efervescente;
• 600 mL de água;
• 4 copos transparentes.
Procedimento 1:
- Corte um comprimido de antiácido ao meio;
- Coloque volumes iguais de água em dois copos (em um deles a água deve estar aquecida quase à ebulição e no outro à temperatura ambiente);
- Em seguida adicione ao mesmo tempo, cada metade do comprimido em cada um dos copos;
- Observe a reação.
A reação ocorre com maior velocidade no copo onde se encontra a água aquecida. De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Procedimento 2:
- Corte um comprimido de antiácido ao meio e triture uma das metades;
- Adicione aos dois copos volumes iguais de água à temperatura ambiente;
- Em um dos copos coloque a metade não-triturada e no outro, a metade triturada (estas ações devem ocorrer no mesmo instante);
- Observe atentamente a velocidade de liberação das bolhas.
Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação, sendo assim, o procedimento mais rápido ocorre no copo onde se encontra o comprimido triturado. Os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem com uma velocidade maior do que se estiver em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola