PUBLICIDADE
Se rolar aquela vontade de literalmente “pintar o 7”, por que não produzir a própria tinta?
A presente prática acompanha o procedimento usado em Pigmentos: uma aula de arte, conteúdo este que engloba as propriedades físicas e químicas das substâncias. Uma ótima sugestão é que o professor deixe que os alunos utilizem do material produzido numa divertida aula de pintura.
Na verdade, o que vamos preparar aqui é uma espécie de “veículo”: o meio no qual o pigmento será disperso. É uma forma de deixar a coloração mais diluída e própria para ser usada em pinturas. A gema de ovo é excelente como dispergente, vamos conferir?
Material
Gema de ovo
Água
Copo descartável
Pincel e folha de papel
Pigmentos
(preparados na prática Pigmentos)
Procedimentos
Comece preparando a têmpera de ovo: coloque a gema no copo descartável e acrescente volume igual de água, misture bem.
Compondo a tinta: escolha uma cor de pigmento e acrescente a ele cerca de 10 gotas da têmpera de ovo (nosso veículo). Mexa bem até obter uma mistura homogênea, agora você já tem uma tinta de ótima textura.
A escolha do pigmento determinará a cor da tinta, portanto, se escolheu o pigmento vermelho (à base de urucum) terá a tinta na cor vermelha.
Hora de testar
Para comprovar se realmente a tinta ficou boa, proponha para os alunos que usem um pincel espalhando a tinta sobre uma folha de papel.
Como a tinta flui? Como ela cobre o papel? Como a cor fica após o papel secar?
Uma tinta, para ser considerada de qualidade, precisa se espalhar facilmente sobre a superfície e cobri-la totalmente com sua cor.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola