PUBLICIDADE
Os professores de Matemática sabem que o aluno pode apresentar resistência à matéria em virtude da forma como, em geral, os conteúdos são apresentados. Por essa razão, novidades e atrativos são sempre bem-vindos nas aulas.
A proposta de hoje é a utilização de tirinhas nas aulas de Matemática. Como são muitos os autores que relacionam a Matemática em suas historinhas, o professor pode empregar essas obras em diversas situações e momentos, de acordo com a sua necessidade. Vejamos algumas tirinhas e as situações em que elas podem ser empregadas.
Hagar, o Horrível, e os números racionais
Essa tirinha pode ser utilizada pelo professor para introduzir os números racionais. O educador pode iniciar uma discussão com os alunos, por exemplo, para saber quantos números há entre 1 e 10, desafiando a turma a identificar a maior quantidade de valores positivos menores do que dez. Questione ainda quais são os números citados por Eddie Sortudo, pedindo à classe que os reescreva na forma decimal.
Turma da Mônica e a Conversão de Unidades de Medida
A conversão de medidas não é lá um dos assuntos mais atrativos para os alunos, não é mesmo? Essa tirinha pode abrilhantar o debate sobre esse tema, trazendo para o conhecimento dos alunos unidades de medidas menos usuais no Brasil, como a légua, a onça e o fahrenheit, medidas de comprimento, de peso e de temperatura, respectivamente.
Peanuts e a Álgebra
E que tal fugir dos problemas e equações tradicionais? Essa tirinha de Charles Schulz mostra um problema matemático que pode ser resolvido com uma equação após o emprego de uma boa interpretação. Desafie seus alunos a não deixar sua educação “encalhar”, solucionando o problema das cidades que a Paty Pimentinha não conseguiu resolver sozinha.
Calvin e Haroldo e a “Matemática Literária”
O aspecto cômico da tirinha de Calvin e Haroldo pode ser empregado na aula de Matemática para instigar a interpretação dos alunos. Muitas vezes os educandos leem um problema matemático e não conseguem interpretá-lo sem a intervenção do professor. Nossa sugestão é que o educador peça aos alunos que expliquem a tirinha e produzam histórias em quadrinhos envolvendo a Matemática.
O Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação – Unicamp) desenvolveu o HagáQuê, um programa gratuito para criação de histórias em quadrinhos. Esse programa pode ser uma alternativa para que os alunos possam produzir as próprias histórias em quadrinhos na escola. Além disso, trata-se de uma ferramenta riquíssima para o trabalho do professor, pois além de usar histórias prontas, o educador pode elaborar tirinhas de acordo com a necessidade de seu conteúdo.
Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática